ter. set 22nd, 2020

A notícia de que a Prefeitura estaria fechando os ferros-velhos da cidade, pegou muitos catadores de recicláveis de surpresa. Eles estão indignados com a medida, já que dependem desses locais para vender os materiais recolhidos. Também é através dessa venda que eles tiram o sustento da família. “Nós sairemos bastante prejudicados, e isso é injusto, pois só queremos trabalhar pra sobreviver”, reclamou uma catadora. O colega catador disse que não tem estudo, e daqui pra frente, teme pelo futuro. “Vou viver do quê? Pior que se eles fecham o ferro-velho, o dono do local também sai prejudicado”, lamentou.

A Secretaria Municipal de Urbanismo informou que apenas os ferros-velhos em situação irregular estão sendo interditados, até que se ajustem ao que está previsto na legislação. Há situações em que a atividade ocorre em locais impróprios e isso acaba prejudicando a vizinhança, com a proliferação de insetos, por exemplo.

A SMUR justificou também que o procedimento que está sendo adotado tem apenas o objetivo de fazer com que os ferros-velhos se regularizarem, de acordo com a lei.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: divulgação