CEEBJA promove atividades em alusão ao mês da consciência negra

Foto: divulgação
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CEEBJA promove atividades em alusão ao mês da consciência negra
Foto: divulgação

 

Em alusão ao mês da consciência negra, o CEEBJA realizou nos dias 13 e 14 de novembro, uma dinâmica com os alunos das unidades do Centro e do CAIC. O evento contou com palestras, exposições, apresentação de capoeira, vídeos e outras atividades. A equipe pedagógica, direção e os professores do Centro sempre desenvolvem diversos projetos com o intuito de despertar nos alunos o interesse pelas aulas, nas diversas disciplinas. Pensando nisso, a equipe convidou o professor de inglês Paulo Antônio dos Santos, mais conhecido como Paulão Africanidade, para falar sobre a Educação das Relações Étnicos Raciais”. Os alunos acompanharam atentos a palestra e interagiram, alguns trazendo relatos de experiências vividas por serem negros.

“Percebo que nós educadores negros somos a minoria em todas as disciplinas. Recebo constantemente denúncias de injúria, discriminação racial que ocorrem dentro das escolas, mas acabam sendo ignoradas por não haver interesse das partes em levar o caso adiante. É um crime inafiançável, mas todos respondem em liberdade após pagamento de fiança”, observou Paulão.

O pedagogo do CEEBJA, Moacir Tuleski, lembrou que o racismo está muito presente nos dias atuais e que o assunto não pode ser varrido para debaixo do tapete e as pessoas fingirem que vivem em uma democracia racial. “A abolição da escravatura não libertou o povo negro da submissão étnica através da exclusão social e da desconsideração pela capacidade intelectual. Os negros conseguiram um grande avanço na queda da evasão escolar e aumento do número de negros universitários, mas estão muito distantes de ocuparem as vagas de emprego em grandes cargos do serviço público ou no setor privado”, destacou.

Moacir salientou que o tema precisa ser trabalhado o ano todo e não apenas no mês da consciência negra. E os professores devem trabalhar dentro de um planejamento que contenha essas dinâmicas e didáticas, para que os alunos se interessem mais por determinados assunto, como exemplo o racismo.

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