Home / Colunas / SMED / Central De Vagas

Central De Vagas


A Central de Vagas é o setor responsável pela distribuição de vagas para Escolas e Centros Municipais de Educação Infantis – CMEIS do Município de Araucária. Com o passar dos anos, a procura tem crescido bastante, devido a migração de outros Estados e também pelo aumento no número da população de Araucária.

Nos últimos anos, o foco principal da Central de Vagas é a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica que compreende a faixa etária de 0 a 5 anos, sendo que o atendimento se divide em creches às crianças de zero a três anos e pré-escola (Infantil 4 e 5), para crianças de quatro e cinco anos, principalmente por conta da obrigatoriedade da Educação Básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade, conforme as LDBEN nº 9394/1996, alterada pela Lei nº 12.796/2013, Resoluções CNE/CEB no 01/2010 e 06/2010.

Com o objetivo de normatizar e padronizar os procedimentos referentes à ocupação de vagas na Educação Infantil em Unidades Educacionais da Rede Pública, na Educação lnfantil, a Secretaria Municipal de Educação organizou a Central de Vagas para realizar os encaminhamentos dos candidatos inscritos no Cadastro de Solicitação de Vagas.

Com a implementação do sistema informatizado, todos os procedimentos de inscrição, classificação/seleção e encaminhamento para efetivação de matrícula são realizados com a utilização do programa da Central de Vagas/SMED.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação de Araucária em 04 de novembro de 2016 havia 2.435 crianças na lista de espera na Educação Infantil, sendo que destas, 309 eram do Infantil 4 (4 anos) e 157 do Infantil 5 (5 anos).

De 02/01/2017 a 15/03/2017, com os encaminhamentos adotados nesta gestão e buscando a garantia da universalização da educação principalmente com a ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil às crianças araucarienses, foram atendidas com encaminhamentos de matrícula nos diferentes Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs do Município 915 crianças: BI – 55; BII – 61; Mat. – 108; Inf. 4 – 327; Inf. 5 – 364. Com relação ao Ensino Fundamental, todos os estudantes estão sendo atendidos nas mais diversas Unidades Educacionais do município. Neste ano a Central de Vagas encaminhou um total de 1.879 estudantes do Ensino Fundamental entre novas matrículas e transferências de dentro ou fora do município. Assim, a Central de Vagas encaminhou um total de 2.794 crianças ou estudantes para as diversas Unidades Educacionais Municipais.

Os documentos necessários para efetivar as inscrições no Sistema da Central de Vagas Escolas são:

  • Certidão de nascimento;

  • Comprovante de residência;

  • RG e CPF da mãe, pais ou responsáveis legais pela criança;

  • Declaração de matrícula e frequência ou declaração de transferência (casos de transferência de Unidade Educacional).

Sobre Redação

Redação

3 comments

  1. Avatar

    Minha esposa teve que deixar o trabalho para ficar com o filho em casa porque nunca conseguimos vaga até perdi a esperança, a lista de espera do CAIC tem 52 crianças, quem tem prioridade é para áreas de risco e Conselho Tutelar, cadê os direitos de quem trabalha e paga seus impostos em dia?

    • Avatar

      É isso mesmo tem prioridade quem invade terreno,que nao é seu, e depoiis vende baratinho e vao invadir outros.Essa é a profissao dos caras invasor de terra e enquanto o trabalhador ganha o salario minimo e nem creche tem.entrem no facebook classi facil araucaria ou classificados araucaria e vao ver qta gente vendendo lote por 5,10, 15mil e vai ver as fotos deles na praia,na piscina,em carro com banco de couro e olha o absurdo,invasor de terra falando em justiça e Deus.Absurdo ne

  2. Avatar

    JA OUVI FALAR QUE TEM UMA PROFESSORA LÁ QUE BATE BOCA COM A POPULAÇÃO. AInda era amiga do prefeito ladrão

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*