Centro de Reabilitação atende bebês com risco de desenvolver alteração de desenvolvimento

Os pacientes recebem estimulação para ter seu desenvolvimento integral
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os pacientes recebem estimulação para ter seu desenvolvimento integral
Os pacientes recebem estimulação para ter seu desenvolvimento integral

O Centro de Reabilitação de Araucária (CRA) tem a missão de assegurar assistência qualificada a bebês de alto risco nascidos na cidade ou em maternidades de referência e que tenham risco de desenvolver alguma alteração de desenvolvimento. No serviço, os pacientes recebem precocemente a estimulação adequada ao seu desenvolvimento integral.

São acompanhados bebês desde os primeiros dias de vida até os quatro anos de idade. Sendo realizados em média 650 atendimentos mensais entre as cinco especialidades disponíveis no local. O quadro de profissionais do centro é constituído por: auxiliar de enfermagem, pediatra, neuropediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. As alterações mais comuns atendidas pelo serviço são o risco para paralisia cerebral, déficits sensoriais (audição/visão) e cognitivos. Muitos dos bebês aten­didos são prematuros ou nasceram com alguma síndrome.

“O progresso da ciência vem possibilitando a sobrevida de recém-nascidos prematuros extremos, bebês que passam por graves intercorrências no momento do nascimento ou logo após a alta hospitalar, assim como quando apresentam malformações e afecções genéticas ou neurológicas congênitas. No entanto, a qualidade do desenvolvimento destes bebês depende em grande parte da estimulação que receberão nos primeiros anos de vida”, explica a coordenadora do local, Silvia Dias Caldas.

Ana Sophia nasceu prematura de 28 semanas, hoje com 1 ano e 3 meses já está há um mês tendo acompanhamento no local. Nesse tempo a avó, que cria a criança, diz que o desenvolvimento da bebê já deu um salto. “Ela não sentava, não se virava sozinha. Hoje ela consegue. Estão sendo muito bons os resultados”, relata Margarete Carvalho, moradora do Jardim Tropical.

Os tratamentos ofertados pelo serviço trabalham a parte cognitiva, psicológica, motora, comunicativa e fisiológica dos pacientes. O Centro de Reabilitação funciona no mesmo espaço que a Clínica da Mulher e do Idoso. Para usufruir do serviço é necessário o encaminhamento do pediatra das unidades básicas de saúde através da Central de Vagas. Procure informações na sua unidade de saúde de referência.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE