Cidade alcança 18º lugar na Grécia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O enxadrista araucariense, Euclides Roberto Ferreira, esteve na Grécia entre os dias 28 de abril e 6 de maio, competindo no Campeonato Mundial Amador de Xadrez. Entre os 82 competidores, ele arrebatou a 18ª posição na categoria absoluto. Além dele, apenas mais um atleta brasileiro participou da competição. O compatriota Francisco Serra Azul Neto, do Distrito Federal, que conquistou o 10º lugar.

Jogos
Euclides disputou nove partidas, enfrentando adversários de lugares variados do mundo: Azerbaijão, Colômbia, Grécia, Índia, Romênia e Rússia. Ele venceu cinco jogos, empatou um e perdeu três. “O nível da competição estava razoável”, afirma Euclides. “Eu cheguei a liderar, mas a primeira derrota acabou causando desestabilidade emocional e o meu rendimento na competição caiu muito”.

Ainda assim, o resultado obtido foi positivo e trouxe ganhos ao esportista. “Fiz bom proveito dessa experiência que passei, por ter viajado e competido com os melhores enxadristas do mundo”, fala.

Xadrez
De acordo com Euclides, em certo momento da competição qualquer um dos enxadristas classificados nos 30 primeiros lugares tinha possibilidade de ser campeão. “O Campeonato serviu para mostrar que os outros países não estão tão distantes do Brasil no xadrez”, diz. Segundo ele, o diferencial de algumas nações é o incentivo dado à modalidade. “Na Grécia, o xadrez é trabalhado muito cedo com as crianças, fazendo com que ao atingir uma idade média os enxadristas já possuam bom conhecimento técnico”, conta. “A cultura deles é muito diferente da nossa. Em outras regiões o xadrez também é levado muito a sério, assim como o futebol no Brasil”, compara Euclides.

Incentivo
“Eu tenho muito a agradecer à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e à Prefeitura de Araucária. Na contramão do resto do país, eles colaboram com a modalidade e me deram apoio para participar do Mundial”, agradece Euclides.

O atleta treina desde 1999 e hoje conta com uma gama de conquistas. Dentre elas: a mais recente de Campeão Brasileiro Amador, em março deste ano; campeão Sul Brasileiro e terceiro lugar no Pan-americano.

Compartilhar
PUBLICIDADE