Cinema itinerante chega a Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Na próxima terça-feira, dia 18, acontece em Araucária o lançamento do Projeto Cinepop Brasil, uma espécie de cinema itinerante, que vai levar a arte ao alcance das comunidades. O primeiro filme a ser exibido será “O Casamento de Romeu e Julieta”, de Bruno Barreto, com Luana Piovani, Marco Ricca, Luis Gustavo e Mel Lisboa. O telão será montado na Escola Municipal Azuréa Belnoski, no bairro Tupy, e a exibição será a partir das 19h, com entrada gratuita.

A iniciativa tem o patrocínio da Fosfertil, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Araucária, através das secretarias de Educação e Cultura e Turismo e apoio cultural do Jornal O Popular e do Ministério da Cultura.

O Cinepop Brasil tem formato inovador voltado para os interesses do cinema brasileiro e para inclusão sócio-cultural, sendo o primeiro projeto de formação de circuitos fixos, regulares e permanentes em locais sem cinema, situados em cidades, bairros e/ou comunidades de risco social. Este formato o torna diferente do tradicional cinema itinerante.

O projeto faz a exibição móvel regular e contínua de filmes brasileiros, inclusive filmes e vídeos produzidos pelo núcleo de produção formado pelo próprio projeto. Oferece oficinas do audiovisual e implanta um NUCLAV – Núcleo Comunitário de Criação e Produção Audiovisual em cada módulo, com a participação de alunos locais visando a produção e exibição de filmes e vídeos locais.

Também promove o intercâmbio com o mercado do audiovisual e apóia alunos das oficinas na iniciação profissional, formação de circuitos fixos e regulares, exibição móvel de filmes em plataforma digital e/ou analógica, exclusivamente de filmes nacionais. No decorrer da semana vários bairros da cidade serão atendidos, entre áreas urbanas e rurais e as sessões dos filmes acontecem em espaços públicos alternativos como praças, ginásios, ruas, campos de futebol e escolas públicas, entre outros locais de fácil acesso para a comunidade. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto é realizado pela empresa Interaction/RJ, do cineasta Iberê Cavalcanti, com produção e execução da empresa Perfil Consultoria/PR, Zippy Produções e Eventos, programação visual Zaz Visual Design e produção gráfica Ágata Comunicação Visual.

Compartilhar
PUBLICIDADE