Início / Colunas / SMED / CMEIS recebem novos brinquedos

CMEIS recebem novos brinquedos


A brincadeira é uma atividade de grande relevância para a infância. É por meio de brincadeiras que a criança inicia seu aprendizado. À medida que a criança interage com os brinquedos e com os colegas, vai construindo relações e conhecimentos a respeito de si e do mundo em que vive. Ao brincar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e desenvolve suas habilidades.

Para incentivar e contribuir com o enriquecimento desses momentos, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) está entregando novos briquendos para todos os 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). São quebra-cabeças em MDF, bolas, túnel centopéia, bolas com guizo, kit de massinha para modelar, de animais marinhos, cozinha e de ferramentas, piscina (inflável) de bolinhas, bandinha rítmica e bambolês, entre outros.

A brincadeira, além de estimular a curiosidade e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da atenção, da criatividade e da concentração. Quando brinca, a criança elabora hipóteses para a resolução de problemas e busca alternativas para transformar a realidade.

Cabe, portanto, à família e ao profissional da Educação Infantil incetivar e criar condições para que as crianças brinquem, pois a participação do adulto faz com que ela se sinta prestigiada e desafiada tornando a brincadeira mais estimulante e por isso reforça também os laços afetivos.

“Projeto Brincadiquê”

Uma parceria com o Grupo Marista vai possibilitar a oferta de formação aos educadores da Educação Infantil, primeiro ano dos anos iniciais e agentes mulitiplicadores (servidores de outros órgãos públicos). O “Projeto Brincadiquê” visa fortalecer o direito ao brincar, previsto no artigo 31 da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*