CMTC e funcionários também negociam data-base

Reunião de negociação foi realizada na sede da CMTC
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Reunião de negociação foi realizada na sede da CMTC
Reunião de negociação foi realizada na sede da CMTC

A direção da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) e representantes de seus funcionários e sindicato iniciaram as conversas para estipular um novo acordo coletivo de trabalho. O atual venceu no ano passado.

Uma reunião para discutir os termos do novo acordo foi realizada na semana passada e entre os principais pontos objeto de negociação estão o adicional de penosidade pago a fiscais de transporte e au­xiliares de manutenção. Hoje, para se ter uma ideia, os fiscais ganham extra correspondente a 60% sobre o salário a título desta penosidade. No caso dos auxiliares, esse índice é ainda maior: 70%.

Outro ponto bastante polêmico é com relação à cláusula que estipula que a CMTC forneça uniformes com calçados aos seus empregados. No acordo firmado no final de 2012, houve a previsão de que a companhia teria que dar vestimenta em quantidade suficiente para que os funcionários pudessem trocá-lo diariamente, sendo que a manutenção e a conservação – embora as roupas fiquem com cada empregado – caberia à CMTC. A esdrúxula cláusula ainda prevê que os uniformes precisarão ser trocados a cada seis meses ou imediatamente, caso houvesse deterioração antecipada. Não há, porém, qualquer tipo de especificações para o que seria essa deterioração ou previsões sobre as res­ponsabilidades por parte dos empregados no zelo para com a vestimenta. De tão estranha, a implantação do uniforme até hoje não foi implantada.

Nova rodada

Não houve ainda consenso sobre os termos do novo acordo coletivo e novas reuniões deverão ser marcadas para os próximos dias.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: CARLOS DO VALLE

Compartilhar
PUBLICIDADE