Home / Notícias / Coronavírus / Colégio Metropolitana, como sempre, inova e têm a tecnologia como um dos pilares da educação

Colégio Metropolitana, como sempre, inova e têm a tecnologia como um dos pilares da educação

Em tempos de pandemia e isolamento social, quando o planejamento, a metodologia e a interação com os alunos não são mais os mesmos, as instituições de ensino tiveram que aprender ferramentas novas para manter a educação das crianças e adolescentes, e dar continuidade ao ano letivo. Foi exatamente assim com o Colégio Metropolitana, que se organizou e usou a tecnologia a seu favor, para que as aulas fossem mantidas. No começo da pandemia, quando tudo era muito novo, o colégio adotou as videoaulas, que eram elaboradas pela equipe de professores, mas os alunos é quem estabeleciam seus próprios horários para assisti-las.

A prática foi válida, mas não permitia que as crianças mantivessem uma rotina de estudos. “Então, como nosso colégio sempre busca dar um passo à frente, e considerando que nossa prioridade é a educação, nos reorganizamos e ajustamos uma nova forma de levar as aulas até os alunos, usando como ferramenta uma plataforma online, onde nossos professores começaram a dar aulas ao vivo, respeitando os mesmos horários que os alunos estariam na escola. Com isso, conseguimos manter suas rotinas de estudo, além de proporcionar a interação com os professores e com os próprios colegas, tentando manter a rotina diária de uma sala de aula normal. Foi incrível, hoje vemos salas virtuais cheias, com alunos bem participativos”, explicou a diretora Márcia Katuragi.

Dessa forma, a instituição tem conseguido levar todos os conteúdos curriculares aos seus alunos, para que nenhum deles seja prejudicado. “É claro que ainda temos dificuldades em todo esse processo, mas garanto que tem dado muito certo e que a qualidade do ensino tem sido mantida. Já encerramos o primeiro bimestre, com avaliações, trabalhos, atividades e também a recuperação paralela para aqueles que não atingiram a média. E é muito importante ressaltar a compreensão e colaboração dos pais, eles são fundamentais nessa nova metodologia. A lição que tiramos disso é que devemos procurar os pontos positivos em tudo, de forma a tentar solucionar os problemas. Se não conseguimos resolvê-los, pelo menos tentamos amenizá-los”, pontuou a diretora.

Pais elogiaram a iniciativa

Não são apenas os alunos do Colégio Metropolitana que estão aprovando as aulas online. Os pais, que estão vendo seus filhos estudar, mesmo em meio a essa situação crítica de isolamento social, também estão contentes com a iniciativa. Uma delas é a Vanuza Aparecida dos Anjos Appio, mãe de uma aluna do ensino médio e outro do fundamental I. Ela confessa que tem muito orgulho de conseguir manter os filhos em um colégio que, mesmo em tempo de pandemia, está se esforçando ao máximo para continuar dando o apoio necessário aos seus alunos. “Com as aulas online e o horário agendado, fica muito melhor para disciplinar os filhos em casa, cada um com a responsabilidade de acordar cedo e marcar presença nas aulas. Quanto ao ensino, não tenho do que reclamar, pois o material didático da Positivo vem bem completo, e somando a atenção dos professores, é só se dedicar e aprender o conteúdo. Tenho muita sorte em fazer parte da família Metropolitana”, elogiou.

A mãe Adriana da Silva, que também tem dois filhos no colégio, um no ensino fundamental I e outra no fundamental II, disse que se orgulha em fazer parte da família Metropolitana. “Quando digo família é porque eles se preocupam com os nossos filhos e, mesmo diante dessa situação que o mundo está vivendo, correram atrás e encontraram alternativas para que os alunos não ficassem sem aulas e ainda para que não se sentissem desamparados. Desde o início o colégio tentou manter uma rotina entre os estudantes, fez algumas adaptações e está dando muito certo. As aulas têm sido muito produtivas, é como se meus filhos estivessem indo para o colégio todos os dias”, comentou.

Adriana destacou o fato de a plataforma digital permitir que as crianças e adolescentes tirem suas dúvidas, interajam com os professores e os colegas. “Nossos filhos estão em casa, mas

sabemos que a direção, professores e funcionários estão no colégio, prontos para prestar apoio aqueles que precisarem, se necessário for. Temos um aplicativo também que o colégio disponibiliza para os pais, o que tem facilitado bastante esse contato. Só posso finalizar dizendo que a equipe do Colégio Metropolitana é maravilhosa”, pontuou a mãe.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: divulgação

Publicado na edição 1212 – 14/05/2020

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*