Com pouco dinheiro, mas muito empenho, trabalho realizado pela Codar surpreende

Em 2015, Espaço do Empreendedor de Araucária ganhou até prêmio do SEBRAE
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Em 2015, Espaço do Empreendedor de Araucária ganhou até prêmio do SEBRAE
Em 2015, Espaço do Empreendedor de Araucária ganhou até prêmio do SEBRAE

A poucos meses do encerramento da administração do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), uma das surpresas positivas da gestão vem sendo a Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar). Criada no final da década de 1990, quando ainda era permitido aos municípios conceder as mais diversas benesses com intuito de atrair indústrias, a companhia teve que se reinventar nos últimos anos, tudo para que sua existência continuasse tendo sentido.

Hoje, a Codar é um dos órgãos da administração municipal que menos custa aos cofres da Prefeitura e, mesmo assim, tem conseguido realizar um excelente trabalho de apoio aos empreendedores da cidade. Grande parte dos méritos desse trabalho, diga-se de passagem, é fruto da forma como a companhia vem sendo conduzida pelo diretor-presidente, Marco Antonio Ozório, e pela diretora técnica, Fernanda Karas. “Em tempos em que não há recursos sobrando para grandes investimentos na área industrial e comercial e também considerando as restrições que a própria legislação nos impõe em relação a esse tipo de despesas, foi necessário que buscássemos parceiros para que pudéssemos oferecer aos nossos empreendedores algum tipo de apoio. E nesta caminhada, temos que ressaltar ainda a liberdade que nos deu o prefeito Olizandro para que conduzíssemos a Codar”, ressalta Marco.

Entre os parceiros mencionados por Marco Ozório está o SEBRAE, que se tornou praticamente um braço da companhia em diversas das empreitadas lançadas ao longo dos últimos anos, como – por exemplo – o Espaço do Empreendedor. O local foi inaugurado em outubro de 2014 e oferece atendimento gratuito ao Micro Empreendedor Individual (MEI) com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil. “O Espaço do Empreendedor, é um local de convergência de ações e atividades do poder público municipal que frisa centralizar o fluxo de processos referentes à legalização empresarial daquelas pessoas que querem empreender”, explica a diretora técnica da Codar, Fernanda Karas.

O Espaço do Empreendedor de Araucária deu tão certo que hoje já é utilizado pelo SEBRAE como referência para outros municípios paranaenses. “Os resultados alcançados foram tão sa­tisfatórios que fomos premiados pelo SEBRAE por termos o me­lhor Espaço do Empreendedor da região”, destaca Marco Ozório. E não poderia ser diferente, já que os números do setor impressionam: só de atendimentos, por exemplo, foram mais de seis em pouco mais de um ano, sendo que há hoje em Araucária quase cinco mil MEIs ativos. “E nossa intenção até o final de 2016 é aumentar em 50% esses números”, garante Marco.

Programa Inova Araucária

Embora o Espaço do Empreendedor seja a menina dos olhos da Codar, várias outras ações de incentivo aos micros empresários da cidade também foram desenvolvidas desde 2014. Uma delas foi a Semana do Micro Empreendedor Individual, que aconteceu entre 13 e 17 de abril do ano passado. “Com esse trabalho, conseguimos orientar os empreendedores locais que procuram melhores resultados para seus negócios. Foram inúmeras atividades a disposição dos MEIs, como esclarecimentos de dúvidas, orientações de consultores, oficinas e palestras, regularização da Declaração Anual e formalizações”, recorda Fernanda.

Inova Araucária

Outra das ações da Codar para fomentar o desenvolvimento do comércio local foi o Inova Arau­cária. O projeto é realizado em parceria com o SEBRAE e o SEBATEC, foi lançado em outubro do ano passado e possibilita que pequenas empresas da cidade utilizem a rede mundial de computadores para fomentar seus negócios. “Por meio do Inova, dezenas de empresas puderam criar suas lojas virtuais para vender seus produtos diretamente pela internet”, pondera Marco.

O Inova, além de abrir as portas da internet para muitos empresários locais, também os capacitou para que eles utilizassem tal ferramenta da melhor maneira possível. “O projeto incluiu a capacitação e o domínio das tecnologias dos micro e pequenos empreendedores, fazendo com que eles conseguissem i­den­tificar seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, adquirindo vantagens produtivas para seu negócio, forta­lecendo o desenvolvimento setorial, fomentando a economia da cidade, ampliando a competitividade e gerando desenvolvimento local”, enfatizou Fernanda.

Companhia também procurou chamar os empresários locais para conversar
Companhia também procurou chamar os empresários locais para conversar

Indústria

Além do trabalho com as micro e pequenas empresas de Araucária, a Codar também se preocupou em se aproximar das indústrias instaladas na cidade. Desde abril do ano passado, dezenas delas foram visitadas semanalmente. “Nosso objetivo principal foi mapear essas indústrias, entender com o que elas trabalham e como poderíamos colaborar para que elas se desenvolvessem plenamente em Arau­cária. Em contrapartida, abrimos portas para fornecedores locais e passamos a entender como essas empresas funcionam”, enfatiza Marco Ozório.

Elogios

O trabalho realizado pela Codar hoje é reco­nhecido como satisfatório por diversos representantes de entidades representativas da cidade. Fanny Solange Busato Batista, presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (AECIAR), por exem­plo, é uma que faz questão de ressaltar o papel da companhia na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento da cidade. “A Codar é uma grande parceira da AECIAR e isso é essencial para alcançarmos vitórias, pois é a união de esforços e a predisposição em realizar que tem possibilitado o desenvolvimento de várias ações conjuntas, onde a troca de experiências e as oportunidades identificadas, tem sido um grande diferencial nestes tempos de crise”, enfatiza.

Outra entusiasta da companhia é a Associação dos Contabilistas de Araucária (ACA), que rea­liza um trabalho voluntário com a Codar no auxílio aos MEIs. “Semanalmente estamos na Codar orientando esses empreen­dedores com relação às suas obrigações fiscais e contábeis. Esta assistência que está sendo promovida aos MEIs e também aos microempresários é de suma importância, pois, tenho certeza, aqueles que seguirem essas orientações estarão mais perto de alcançarem seu crescimento sustentável”, analisa Denise Marie Deschrevel, presidente da ACA.

O trabalho que vem sendo realizado pela Codar também é muito elogiado pelo gerente do Sicredi em Araucária, Alex Ferreira da Luz. “A importância da atuação da companhia para o Município é percebida nas inúmeras ações que têm sido realizadas nos últimos tempos, sempre com o objetivo de fomentar e fortalecer a economia local”, comenta.

Alex lembra que o Sicredi tem uma parceria com a Codar, a qual tem permitido a inclusão financeira dos MEIs. “E isso se dá tanto no processo de orientação financeira por meio de palestras, como no atendimento das demandas destes empreendedores”, salienta, acrescentando que a atuação crescente da companhia no dia a dia das empresas da cidade é um ponto determinante para que Araucária cresça de maneira sustentável e constante.

Em tempos em que não há recursos sobrando para grandes investimentos na área industrial e comercial e também considerando as restrições que a própria legislação nos impõe em relação a esse tipo de despesas, foi necessário que buscássemos parceiros para que pudéssemos oferecer aos nossos empreendedores algum tipo de apoio.
Marco Ozório, diretor-presidente da Codar.

Texto: WALDICLEI BARBOZA / FOTOS: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE