Início / Colunas / Editorial / Compromisso com Araucária!

Compromisso com Araucária!


Ao longo de seus 21 anos de história, não raras vezes, O Popular se viu diante do inconformismo de personagens de suas pautas. Praticante assíduo da liberdade de expressão e da de imprensa, sempre respeitamos o direito que as pessoas têm de não concordar com o modo como noticiamos ou nos manifestamos acerca do que acontece em Araucária.

Invariavelmente, porém, os que mais se chateiam com o jornal são personalidades públicas de nossa cidade. Pessoas que, justamente por ocuparem funções públicas, deveriam estar cientes de que seus atos estão sujeitos ao escrutínio da sociedade como um todo e, naturalmente, da imprensa.

É papel natural da imprensa, sempre que julgar necessário, chamar a atenção para o que acontece em repartições públicas. Da mesma forma, no campo político, em que atuam personalidades eleitas pelo sufrágio universal, é papel também dos órgãos de comunicação levar ao conhecimento da coletividade o que nossos eleitos andam fazendo. E, levar ao conhecimento, não é simplesmente contar a parte do iceberg que está visível. É analisar, conjecturar, opinar (sim, opinar!) e suscitar nos leitores sobre a parte do iceberg submersa. Isto porque, nem a política não é uma, digamos assim, ciência exata.

Ao fazermos isso, obviamente, nem sempre agradamos a todos. E que bom que não agradamos a todos! Ao fazermos isso, por consequência, despertamos os sentimentos mais primitivos em algumas pessoas. E que bom que somos capazes disso. Porque é no âmago dos seres humanos que está a sua verdadeira natureza. É como ele reage à crítica que demonstra o seu caráter. É a segurança com que ele lê, interpreta e se mostra confortável com algo que faz que deixa claro até que ponto a carapuça lhe serviu mesmo ou não.

Tais ponderações são necessárias apenas para reafirmar ao leitor o compromisso maior que temos em O Popular, que é com a informação, com o contar da história, com a análise do que acontece em nossa cidade, mesmo que muitos nem sempre entendam ou concordem com essa análise no momento em que é ela é feita. Enfim, nosso compromisso maior é com Araucária tudo com o que é me­lhor para o seu presente e futuro, mesmo que isso desagrade alguns ou muitos! Pensemos nisso e boa leitura!

Publicado na edição 1157 – 04/04/2019

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*