Comunidade se une contra o fechamento do Parque Tindiquera

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Comunidade se une contra o fechamento do Parque Tindiquera

Com a justificativa de que precisa cortar gastos, a Petrobras anunciou recentemente que pretende desativar o Parque Tindiquera, localizado no bairro de mesmo nome, em Araucária. A notícia causou indignação entre a população, que não pretende perder este importante espaço de encontro, lazer e cultura. Pelo contrário, o desejo da comunidade sempre foi ver o parque restaurado e transformado em Monumento Histórico de preservação de sua cultura.

No local, que começou a funcionar na década de 70, durante a construção da Repar, o Exército Brasileiro construiu a Coudelaria, uma área de segurança nacional para a proteção e apoio da primeira grande indústria da cidade. Ainda hoje o parque abriga as cocheiras, parte do Quartel e das casas dos militares que ali viveram e trabalharam. Ao longo dos anos, também se transformou em um importante espaço de socialização e convivência comunitária, virando um ponto de encontro, lazer e cultura.
Atualmente a estrutura do parque abrigada a sede do Clube dos Empregados da Petrobras – CEPE e o prédio do Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns, onde até então eram realizados treinamentos de trabalhadores e eventos sociais e culturais abertos à comunidade. O bosque também era utilizado para reuniões e atividades do grupo de escoteiros Gralha Azul/CEPE/Petrobras.
Bateu o martelo
A respeito da decisão, a Petrobras informou que o prédio do Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns será desativado em abril, como parte das iniciativas da companhia para redução de custos administrativos. As atividades desenvolvidas pela empresa neste espaço serão mantidas em outras áreas existentes na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).
Já a instalação do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), que vinha sendo utilizada por um grupo de escoteiros, será desativada em maio por questões de segurança patrimonial.
Protesto
Para protestar contra a extinção do parque, a JCI de Araucária e a fan page Araucaos, convocaram uma reunião aberta à comunidade para esta quinta-feira, dia 6 de abril, às 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que fica na Rua Julio Szymanski, 46, Centro, em frente a agência central dos Correios.
“O parque é histórico no nosso município, esse espaço é nosso, direito do povo de Araucária. Nesta primeira reunião faremos um levantamento sobre a atual situação e os impactos que a decisão da Petrobras trará para a comunidade. É muito importante que todos participem dessa reunião”, disse Danilo Donoso, da JCI.
No sábado, dia 8, o grupo de escoteiros também fará uma assembleia para discutir o assunto com os pais, e no dia 19 de abril, quarta-feira, a reunião será com a Petrobras.

 

Foto: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE