Como ocorre há cerca de vinte anos, professores, pais, estudantes, funcionários e gestores mais uma vez vão se reunir para debater a educação em Araucária. Nos dias 26 e 27 de outubro será realizada a XIX Sessão Plenária do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal de Qualidade.

Neste ano, os debates irão avaliar a aplicação do Plano Municipal de Educação (PME), discutindo suas prioridades, perspe­ctivas e os desafios. O PME foi aprovado pela Câmara Municipal em junho de 2015 e dá as diretrizes para o desenvolvimento da Educação em Araucária durante dez anos.

Toda cidadã ou cidadão de Araucária tem direito de participar, se inteirar do assunto, emitir opiniões e apresentar propostas.
As inscrições podem ser feitas pelo portal da prefeitura arau­caria.pr.gov.br. Basta seguir o caminho Secretarias > Educação > Inscrições.

Os debates terão início na noite do dia 26, quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 18h30m. A professora doutora Andréa Caldas (UFPR) proferirá a palestra de abertura. Caberá a ela falar da forma como se articulam o PME e o Plano Nacional de Educação e como está o andamento do PNE.

Na manhã de sexta-feira serão realizados os debates em grupo, que serão coordenados por estudiosos da educação para aprofundar os temas. Dos grupos sairão avaliações, críticas e propostas que serão levadas à plenária final, que será na tarde do dia 27, também na Câmara Municipal.

A sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública está sendo organizado por uma coordenação executiva, formada pela Secretaria da Educação, Conselho Municipal da Educação, Sismmar, Sifar, as escolas municipais Pedro Biscaia e Balbina Pereira de Souza.

Sismmar – Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária