De olho em Curitiba!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

As cenas lamentáveis que vimos em Curitiba esta semana, com servidores e policiais entrando em confronto após a invasão dos primeiros à sede da Câmara de Vereadores, onde estava sendo votado o chamado ajuste fiscal proposto pelo prefeito Rafael Greca (PMN), não deve ser vista como algo muito distante da realidade de Araucária.

Muito pelo contrário. Todo araucariense realmente preocupado com o desenvolvimento sustentável da cidade Símbolo do Paraná deve se inteirar daquilo que está acontecendo na Capital. Isto porque boa parte das mudanças propostas por Greca na legislação que regulamenta a carreira e aposentadoria dos servidores municipais de Curitiba logo terão que ser propostas aqui em Araucária também. Somo irmãs quase siamesas no que diz respeito ao custo do funcionalismo municipal e a capacidade financeira dos cofres públicos em sustentar tal despesa.

É preciso urgentemente mo­dernizar o estatuto do servidor do município de Araucária, rever o plano de cargos, carreira e vencimentos, bem como o custeio da previdência municipal. Afinal, não é possível que uma cidade como a nossa, despenda mensalmente mais da metade de sua arrecadação para pagar cerca de cinco mil servidores. E, pior, não é aceitável que mesmo gastando tanto, ainda tenhamos um passivo assumido de R$ 40 mi­lhões no pagamento de promoções não implantadas, as quais depois de feitas ainda irão onerar a folha de pagamento em outros R$ 1 milhão. E, o “mais pior”, é ultrajante que mesmo gastando tanto, ainda te­nhamos um serviço público que dei­xa a desejar aos moradores locais.

Por tudo isso, olhemos com atenção ao que acontece em Curitiba para que, quando tenhamos que discutir o tema aqui, não compremos gato por lebre, seja ele vendido por qualquer uma das partes interessadas. Pensemos nisso e boa leitura!

Compartilhar
PUBLICIDADE