Delegacias fazem força-tarefa para cumprir mandados de prisão em aberto

Alguns devedores de pensão alimentícia ainda permanecem presos na carceragem da Delegecia de Polícia
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Alguns devedores de pensão alimentícia ainda permanecem presos na carceragem da Delegecia de Polícia
Alguns devedores de pensão alimentícia ainda permanecem presos na carceragem da Delegecia de Polícia

Devedores de pensão alimentícia, já condenados à prisão, estão sendo alvo de uma força-tarefa montada pelas Delegacias de Polícia Civil e Delegacia da Mulher e do Adolescente de Araucária. A ação, que começou no dia 8 de agosto, também foi uma forma de comemorar o Dia dos Pais e os 10 anos da Lei Maria da Penha. O cumprimento dos mandados deverá prosseguir por mais um tempo.

Até o momento, 17 mandados já foram cumpridos, sendo dois por violência doméstica. Destes, apenas 7 permanecem detidos, os demais já quitaram suas dívidas com a justiça. Conforme adiantou o delegado João Marcelo Renk Chagas, os nomes não serão divulgados por ser prisão cível, isto é, quem decreta não é o juiz criminal (como de regra) e sim o juiz da execução da pensão alimentícia, que é um juiz de uma Vara Cível. “Alguns devedores não foram encontrados, mas procuraram o Poder Judiciário para acertar suas pendências. Isso mostra que as pessoas estão mais atentas, e que a ação surte efeito”, comentou.

Para a delegada da Mulher, Juliana Maciel Busato Dalacqua, os casos relacionados ao não pagamento de pensão e violência doméstica aumentaram nos últimos meses. Ela acredita que este aumento se deve ao fato de a cidade agora ter uma delegada mulher no comando da especializada. “Acredito que as mulheres, sabendo que terão que contar sua história para outra mulher, fiquem mais à vontade”, pontuou a delegada.

Ela comentou ainda que a força-tarefa não vai atingir apenas os devedores por pensão alimentícia, mas todos os demais crimes. “A ideia é mostrar que a Polícia Civil está fazendo o seu papel, investigando e efetuando prisões”.

Texto: MAURENN BERNARDO / FOTO: MARCOS CHARNESKI

Compartilhar
PUBLICIDADE