Delegacias poderão fazer audiências por videoconferência

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Dentro de 40 dias, as Delegacias Regionais das 22 Subdivisões Policiais (SDP) de todo o Paraná estarão interligadas por meio de equipamentos de videoconferência para a realização, à distância, de registros de flagrantes, oitivas, audiências de custódia, reuniões de trabalho, entre outras atividades. O sistema foi adquirido por meio de emendas parlamentares e também com recursos que direcionei no ano passado para a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp).

Parte dos 62 equipamentos adquiridos nesta primeira fase começou a ser entregue na quarta-feira, 21, para os delegados subdivisionais que estiveram presentes à reunião da Divisão Policial do Interior (DPI), convocada pelo delegado-chefe Walmir Socio, em Curitiba. No encontro, foram discutidos diversos assuntos, com a presença do novo delegado-geral do Departamento de Polícia Civil, Naylor Robert de Lima.

Depois das 22 cidades-sede das SDP, em segunda etapa, as Delegacias das cidades-sede de Comarcas também serão interligadas ao sistema de videoconferência, alcançando praticamente todo o território paranaense. Este será um grande avanço para os trabalhos de investigação e para a elucidação de inquéritos, permitindo a tomada de depoimentos de testemunhas, réus ou vítimas de forma rápida e sem necessidade de deslocamentos ou trâmite de papelada.

Parte dos investimentos foi realizada com recursos que solicitei ao governo do Estado no ano passado. Recebi essa demanda logo no início do meu mandato em meados de 2017, quando encaminhei o pedido para o Palácio Iguaçu onde fui prontamente atendido. Além das atividades entre Delegacias, o sistema poderá também ser interligado com o Judiciário, que já realiza audiências por videoconferência. Neste caso, poderão ser realizadas audiências de custódia sem precisar deslocar os acusados.

Quero destacar também que, durante a reunião realizada na DPI, o delegado-geral Naylor Robert de Lima, que assumiu o cargo há duas semanas, conversou com os delegados subdivisionais pedindo apoio para o fortalecimento da instituição. Ele destacou o fato de o novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Julio Cezar dos Reis, ter sido indicado para o cargo pela sua competente atuação à frente do DPC.

Também esteve presente o secretário municipal da Defesa Social de Curitiba, delegado Guilherme Rangel. Tenho orgulho de hoje estar na Assembleia Legislativa como representante de todas as forças da segurança pública, como PM, Guardas Municipais e Polícia Científica, tendo origem na Polícia Civil. Acredito que vivemos um momento especial em que, mesmo com todas as dificuldades dos últimos anos, nossa instituição tem revelado dirigentes capacitados e com voz ativa.

 

Publicado na edição 1101 – 22/02/2018

Delegacias poderão fazer audiências por videoconferência

Compartilhar
PUBLICIDADE