Home / Colunas / SMED / DESAFIOS

DESAFIOS


Novo ano, nova gestão, ve­lhos desafios. A Educação de Arau­cária está deixando a desejar. Ninguém está contente. Pais sem vagas para seus filhos em CMEIs e, por vezes, em escolas próximas de onde moram. Professores, Educadores Infantis, Pedagogos e Funcionários inseguros, desmotivados e, até, desempregados, caso das Funcionárias Terceirizadas. Muitos problemas estruturais nas unidades educacionais. Fornecedores de produtos e serviços com contas a receber…. Disso todos sabem, pois é público e notório. Há outros tantos problemas que não se tornam públicos, pois referem-se aos processos internos… dos quais estamos tomando conhecimento aos poucos durante esses primeiros dias de gestão.

Para enfrentar todos os pro­blemas herdados e vislumbrar uma Educação que consiga atender o que lhe cabe, a Secretaria Municipal de Educação está, nesta semana, realizando um planejamento estratégico, com a participação dos novos diretores de departamentos e funcionários lotados na Secretaria, para fazer um levantamento dos problemas, encaminhamento de soluções e traçar diretrizes e prioridades das ações, tendo em vista atender às demandas da melhor forma possível.

Além de enfrentar os problemas existentes de forma mais organizada, planejar também permite que possamos nos antecipar aos problemas futuros.

Uma semana intensa. Dia­gnóstico dos problemas, planejamento, despachos, conversas internas para reposicionar a equipe, reorganização do espaço, reuniões de trabalho internas e com outras secretarias com as quais estabelecemos parcerias e trabalhos em conjunto para consecução dos objetivos e fins da Educação.

O primeiro semestre será de muitas dificuldades, decisões a tomar e de trabalho árduo, que irão permitir recolocar a Educação do Município na perspectiva de resolver seus principais pro­blemas: garantir vagas à todas as crianças e adolescentes, do maternal ao ensino fundamental; garantir uma educação de qualidade e inclusiva; garantir os direitos dos funcionários; garantir a melhoria dos índices de aproveitamento da educação básica. Enfim, preparar todos as crianças e adolescentes para o exercício pleno da democracia.

Sobre SMED

Avatar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*