Home / Notícias / Política / Domingo é dia de ir às urnas para escolher novos conselheiros tutelares

Domingo é dia de ir às urnas para escolher novos conselheiros tutelares

Os eleitores araucarienses preocupados com as causas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes que residem na Cidade Símbolo do Paraná têm um compromisso inegociável no próximo domingo, 6 de outubro: ajudar a escolher os dez novos conselheiros tutelares do Município.

O processo eleitoral, que se iniciou ainda no primeiro semestre, chega a sua fase final com 23 candidatos aptos a receber o voto dos quase 100 mil araucarienses inscritos como eleitores da zona eleitoral 050. Para votar, basta levar um documento de identidade com foto e o título de eleitor.

Pela primeira vez na história das eleições para conselheiro tutelar em Araucária, a votação será feita por meio de urna eletrônica, que foram cedidas pela Justiça Eleitoral. O processo de votação é o mesmo das eleições tradicionais: o eleitor chega, apresenta a documentação ao mesário, que confere os dados e libera a urna. Em seguida, o eleitor vai para a cabine e digita o número de seu escolhido, clica em confirma e pronto.

Assim como em pleitos anteriores, o local para receber a votação é a Escola Municipal Ibraim Antonio Mansur, no bairro Fazenda Velha. A votação começa às 8h e segue até às 17h. A apuração terá início logo em seguida e a previsão é que os vencedores já sejam conhecidos antes das 19h.

Os eleitos tomam posse em 10 de janeiro e exercerão mandato de quatro anos. Pelo trabalho, recebem mensalmente salário de R$ 4.466,16.

Como agora Araucária possui dois conselhos tutelares, cada um com cinco membros, a legislação municipal previu que os cinco candidatos mais votados no próximo domingo poderão escolher em qual dos conselhos irá atuar. A partir do sexto colocado, cada um escolhe seu posto entre as vagas que estiverem sobrando.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1183 – 03/10/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*