Compartilhe esta notícia
Documento digital substitui o título de eleitor, dispensa a impressão de segunda via e é gratuito. Foto: Maurenn Bernardo

O aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ganhou uma força especial nas eleições deste ano, por conta da pandemia de Covid-19. O e-Título, que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por algumas atualizações, e a principal delas é que o app agora mostra a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Mas é importante lembrar que isso só vale para quem realizou o cadastramento biométrico.

Outras mudanças foram feitas para oferecer maior proteção aos dados do usuário. Por exemplo, o e-Título passou a exigir a resposta do eleitor a uma série de perguntas e apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Há também a necessidade de criação de senha de acesso do eleitor ao app.

Através do app o eleitor também poderá emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis a qualquer momento. O app também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.

Outra facilidade é para os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, que poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h. Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, o eleitor poderá apresentar documento que comprove o motivo da ausência à votação em até 60 dias após cada pleito, ou em até 30 dias após retorno ao Brasil.

O TSE recomenda aos eleitores que baixem o aplicativo com a maior antecedência possível do dia das Eleições Municipais de 2020. O download do app pode ser feito de forma gratuita nas lojas on-line Google Play e App Store.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1238 – 12/11/2020

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio