Home / Notícias / Geral / Eleição na Escola Balbina movimenta comunidade estudantil

Eleição na Escola Balbina movimenta comunidade estudantil


Após dois meses vivenciando um processo eleitoral, desde a organização dos partidos, escolha dos candidatos, registro das candidaturas e a campanha eleitoral, os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Balbina Pereira de Souza, no jardim Santa Clara, foram às urnas. Na terça-feira, 12 de novembro, eles participaram da eleição, com direito a voto em uma urna eletrônica, operada por alunos-mesários, treinados pelo TRE.

O aluno Gabriel Felipe, do 8º ano A, que disputou pelo partido PELICE 52, foi eleito em primeiro turno. Na disputa do pleito estavam também os candidatos Geovana Pereira (PEC 54), Matilde (PSPCV 53), Yasmim Brizola (PVS 50) e Yasmim Soares (PLR 51). Vale lembrar que antes da eleição, eles participaram de um debate, onde apresentaram suas propostas de melhorias para a unidade escolar, também abordaram temas como bullying, participação da família na escola, meio ambiente e uso consciente da internet e do aparelho celular em sala de aula.

Toda essa experiência foi proporcionada à comunidade estudantil por meio do Projeto Eleitor do Futuro, realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná. O processo envolveu 11 turmas do ensino fundamental, com um total de 285 alunos. A coordenação do projeto ficou a cargo da professora de Língua Portuguesa, Márcia Bovo, que também ficou responsável pela organização e execução do debate, inclusive com a preparação da oratória dos candidatos. “Todos cumpriram suas tarefas com responsabilidade, entusiasmo e disciplina. Foi possível perceber o apoio entre eles, e o envolvimento coletivo, demonstrando que iniciativas como essa são importantes para a representatividade estudantil ativa, tanto na escola quanto na comunidade em que vivem”, pontuou Márcia.

Texto: MAURENN BERNARDO

Foto: divulgação

Publicado na edição 1189 – 14/11/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*