Home / Notícias / Política / Eleitorado de Araucária fica abaixo de 100 mil

Eleitorado de Araucária fica abaixo de 100 mil


Enquanto o Congresso Nacional e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avaliam se será mesmo necessário adiar as eleições municipais de 2020, os cartórios eleitores seguem, dentro das possibilidades, trabalhando com a data oficial para o pleito: 4 de outubro.

E dentro do calendário eleitoral que está em vigência, terminou no início deste mês o prazo para que a população local fizesse sua inscrição ou mesmo mudança de domicílio eleitoral para poder exercer o direito a voto no pleito deste ano.

E, contabilizado os novos registros e mudanças de domicílio, já temos o número oficial de eleitores aptos a votar em 2020. Serão 98.748 as pessoas que ajudarão a escolher os novos vereadores, prefeito e vice de Araucária.

O número ficou abaixo da expectativa inicial, que previa que Araucária ultrapassaria a casa dos 100 mil eleitores. E isso muito possivelmente só não aconteceu mesmo em razão da suspensão do atendimento presencial nos cartórios eleitorais, o que acabou dificultando um pouco a inscrição, regularização ou mudança de domicílio eleitoral dos moradores locais.

Com a suspensão, esses requerimentos foram feitos de maneira online. De acordo com Yna Honda, chefe do Cartório Eleitoral de Araucária, mesmo com a mudança repentina na forma de atendimento, ainda houve cerca de 1.000 requerimentos feitos virtualmente.

Ainda conforme dados da Justiça Eleitoral, foram 15.880 títulos eleitorais para o pleito deste ano e outros 764 tiveram seus cadastros suspensos. Os 98.748 cidadãos aptos a votar estão divididos em 336 seções de votação, as quais estão distribuídas em 66 locais, a grande maioria deles, escolas.

Texto: Waldiclei Barboza

Foto: divulgação

Publicado na edição 1214 – 28/05/2020

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*