Quem passou pelo cruzamento da rua Gralha Azul com avenida Avestruz, no bairro Capela velha, por esses dias reparou que o trânsito na região finalmente está mais organizado. Tudo por conta da construção de uma rotatória no local.

A rótula foi construída em poucas semanas e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araucária e Elio Winter Incorporações, que está implantando dois loteamentos naquela região. A empresa elaborou o projeto e executou a parte estrutural da obra. Já o Município ficou responsável pela reorganização viária do trecho e a implantação da sinalização viária horizontal e vertical.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), sempre que grandes loteamentos são implantados na cidade os empreendedores precisam apresentar o chamado Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Este documento serve para que o poder público e a comunidade possam dimensionar como esses empreendimentos afetarão, seja positivamente quanto negativamente, a região.

Com base nesses EIVs, técnicos da Prefeitura propõem o que eles chamam de medidas mitigatórias, compensatórias ou potencializadoras que devem ser executadas pelos responsáveis pelos empreendimentos. “O Plano de Mobilidade de Araucária já previa a construção daquela rótula naquele trecho em razão do aumento do tráfego de veículos naquele cruzamento. Com a implantação dos novos loteamentos, naturalmente esse tráfego aumentará consideravelmente e por essa razão foi proposto ao empreendedor que executasse essa obra ali”, explicou Samuel Almeida da Silva, secretário de Planejamento.

Além da rotatória, o acordo firmado para implantação dos loteamentos também prevê que a Elio Winter elabore o projeto de pavimentação e posteriormente executará a extensão da avenida Avestruz, um trecho de 120 metros com início em frente à Escola Ayrton Senna e término na rua Paulo Lúcio Zimmermann.

Loteamentos

Na região, a Elio Winter está implantando os loteamentos Acqua Park e o Avestruz, que estão dando uma nova cara para a região, que é uma das que mais cresce em Araucária. Quem passa pela rua Yoshiaki Nagano, por exemplo, que é a rua do parque aquático Acqua Park, já vê com clareza a transformação urbanística que o loteamento de mesmo nome trouxe ao local. Já o acesso ao Loteamento Avestruz se dará pela própria avenida. Ele está sendo implantado quase que em frente à Escola Municipal Ayrton Senna e promete dar nova vida àquele quadrante do bairro.

Texto: Waldiclei Barboza

Foto: Marco Charneski

Publicado na edição 1223 – 30/07/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.