Início / Colunas / Waldiclei Barboza / Em busca do respeito perdido!

Em busca do respeito perdido!


Andei lendo, ouvindo e assistindo o que escrevem e falam nossos candidatos a prefeito e a vereador e senti que nenhum deles tem abordado o que, em minha opinião, será o principal desafio dos eleitos no próximo dia 2 de outubro: recuperar a esperança do cidadão araucariense na política, nos políticos. Recuperar o respeito de nossos moradores na função pública que os vencedores irão ocupar a partir de janeiro de 2017.

Considero isso tão importante porque é desanimador o modo como as pessoas enxergam os ocupantes de cargos públicos na atualidade. É claro que parte dessa descrença vem dos escândalos nacionais que todos os dias vemos nossos políticos envolvidos. Mas não é só isso. As autoridades locais ao longo dos últimos anos também pisaram muito na bola e isso, sem dúvida, faz com que o nosso morador olhe com muita desconfiança e até certo nojo para a figura do prefeito e dos vereadores.

Infelizmente, o que vemos hoje é que parte de nossa comunidade parece enxergar os candidatos como aproveitadores. Como pessoas que só querem chegar ao poder para satisfazer necessidades mundanas. E é justamente por isso que não raramente o eleitor se sente a vontade em pedir um agrado em troca do voto, seja esse agrado um “vintão” de gasolina, um botijão de gás, uma ajuda pro bingo da igreja, pra festa do Dia das Crianças, um ônibus pra excursão, e assim por diante. A pessoa que se sujeita a fazer tais pedidos, sabidamente proibidos, o faz por não acreditar que os candidatos são pessoas comprometidas com o melhor para a cidade, por não acreditar que, uma vez eleitos, eles irão trabalhar para o bem comum. E, em razão disto, entendem que este é o momento de “levar vantagem”, já que – depois – será a vez dos eleitos levarem vantagem.

Por isso, é vital que nossos candidatos incluam em suas propostas a necessidade de recuperarmos o respeito da população aos ocupantes dos cargos eletivos. Isso precisa ser um mantra daqueles que querem ser prefeito ou vereador nesta cidade. Do contrário, os eleitos não conseguirão promover as mudanças que Araucária precisa.
Do mesmo modo, fica o apelo para que os eleitores também façam sua parte e procurem dentre os candidatos aqueles que são dignos de respeito. Mas não estou falando de um respeito protocolar e sim de respeito verdadeiro, daqueles que rendemos a pais e mães, aliás, daqueles que rendemos a bons pais e mães. Fica a dica!

Comentários são bem vindos em www.opopularpr.com.br. Até uma próxima!

5 comments

  1. Precisamos votar em quem nunca votamos. Chega dos mesmos

  2. Canditados protegidos.

  3. eu já faço diferente.. pra ganhar meu voto tem que ter propostas para principalmente o meu bairro Olá.estou a procura de uma candidata a VEREADORA.. que morre na região do capela velha..venham falar comigo e mostrar suas propostas..

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*