“Erasto”, patrimônio e orgulho do Paraná

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Paraná tem, sem dúvida, o privilégio de possuir instituições de saúde de excelência que já se tornaram símbolos do estado e orgulho de seus moradores. Dois exemplos são o Hospital Erasto Gaertner e o Hospital Pequeno Príncipe, ambos em Curitiba e famosos pelo tratamento do câncer e de crianças, respectivamente.

Na semana passada, visitei o Hospital Erasto Gaertner para uma reunião com o superintendente, Adriano Rocha Lago, e o assessor de relações governamentais, Adauto Rocha. Mais uma vez, fiquei impressionado com a seriedade do trabalho e combinamos de realizar parcerias para viabilizarmos os pleitos da instituição.

No encontro, fui informado que o “Erasto”, como é conhecido, bateu todos os recordes de atendimentos no ano passado, superando nos onze primeiros meses de 2019 as médias mensais de desempenho obtidas nos anos anteriores. Enquanto nos 12 meses de 2018 foi atendida uma média mensal de 35.981 pacientes, até novembro do ano passado esse índice já alcançava 36.585 pacientes.

Esse desempenho extraordinário se repete em todos os demais índices. Por isso, o hospital é considerado uma referência nacional em atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. Também possui duas unidades para descentralização do atendimento oncológico: Irati e Paranaguá.

E os novos projetos não param. É o primeiro hospital do Estado a oferecer um Hospice (unidade especializada em cuidados paliativos) com atendimento pelo SUS e está prestes a inaugurar o único hospital oncopediátrico do Sul do país, o “Erastinho”, que está sendo construído ao lado do “Erasto”, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.

Inaugurado oficialmente em 8 de dezembro de 1972, a sua história começa bem antes, nos idos dos anos de 1940, quando o Doutor Erasto Gaertner cria a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC). De lá para cá, a bonita história do “Erasto” só tem trazido orgulho para a Medicina do Paraná.

Publicado na edição 1199 – 13/02/2020

“Erasto”, patrimônio e orgulho do Paraná
Compartilhar
PUBLICIDADE