Uma fake news que circulou nas redes sociais na semana passada, espalhou uma onda de preocupação entre pais de alunos que estudam na Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka, no Centro. A foto divulgada na internet era de um ventilador pegando fogo, supostamente na Escola Werka. Mesmo após a Prefeitura ter esclarecido o problema, alguns pais entraram em contato com a redação do Jornal O Popular para contrapor as explicações e denunciar que a instituição, estaria sim, apresentando problemas no sistema elétrico. “A Prefeitura diz que está tudo bem, mas a gente vê que as instalações da escola estão bastante velhas, frequentemente algum equipamento dá pane, isso nos deixa preocupados”, relatou uma mãe.

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Educação (Smed), disse que lamentou o uso da imagem devido ao risco de gerar pânico na comunidade escolar. Explicou que tem tido um cuidado para que as estruturas municipais tenham as melhores condições possíveis. No caso da Escola Werka, a questão elétrica da instituição foi avaliada em novembro de 2019. Desde então, a unidade recebeu diversos equipamentos elétricos dentro das melhorias previstas para as unidades educacionais do município e isso, obviamente, demanda que a parte elétrica do prédio suporte.

A Educação comentou ainda que, ao tomar ciência da divulgação da imagem, na tarde de quarta-feira, 19 de fevereiro, enviou técnicos à escola para fazer uma nova inspeção, por precaução. “Manutenções deverão ocorrer na unidade nos próximos dias para garantir melhorias. Estamos trabalhando para melhorar as estruturas de escolas e CMEIs e a comunidade escolar vem percebendo as mudanças. A Secretaria Municipal de Educação está sempre aberta a esclarecimentos da comunidade escolar”, esclareceu a Smed.

Texto: MAURENN BERNARDO

Foto: divulgação

Publicado na edição 1201 – 27/02/2020