Home / Notícias / Política / Escolas já podem agendar visitas à Câmara

Escolas já podem agendar visitas à Câmara

As direções das escolas públicas e particulares de Araucária já podem entrar em contato com a Câmara de Vereadores para agendar a visita de seus alunos às dependências do Poder Legislativo Municipal. Como os dias disponíveis para o tour pelo parlamento são limitados, é importante que as instituições façam suas reservas o quanto o antes.


Essas visitas guiadas fazem parte do projeto Crescendo com Cidadania, que foi lançado pela direção da Casa em 2019 e, desde então, já levou cerca de 1.500 alunos araucarienses para conhecer como funciona o dia a dia do Legislativo.

De acordo com a presidente da Câmara, Amanda Nassar, o projeto nasceu da percepção de que, embora seja um dos pilares do estado democrático, a função do Poder Legislativo ainda é desconhecida ou mal interpretada pela população como todo. “Diante desse quadro, optamos por desenvolver essa ação, a qual é voltada justamente para aquele cidadão que ainda está em construção, que é o estudante”, explicou.

Ainda conforme a presidente, todas as quartas-feiras a Câmara promove esse tour por suas dependências a grupos de alunos, sendo que essas visitas são previamente agendadas pelas escolas. Na sede do Poder Legislativo, os visitantes conhecem de perto a estrutura do parlamento municipal: gabinetes dos vereadores, a tramitação dos projetos de lei e outros documentos legislativos, o funcionamento dos departamentos administrativos, entre outros.

Em seguida, as crianças são levadas ao plenário, que é onde acontecem as sessões. Lá, eles são convidados a cantar o hino de Araucária. Posteriormente, assistem a um vídeo temático sobre conceito Legislativo, tiram fotos e têm a oportunidade de conversar com os vereadores e outros servidores da Casa, com liberdade para fazer perguntas. “O tour termina no hall da Câmara, onde as crianças recebem materiais explicativos e, juntos, escolhem a foto da turma que será afixada na nossa Árvore da Cidadania, que é o símbolo do projeto”, explica Amanda.

Como agendar sua visita?

Se você é professor, pai ou aluno e se interessou em participar do projeto, basta conversar com a direção de sua escola e pedir para que entre em contato com a Câmara para agendar a visita. O telefone para contato é o 41 3641-5281 e conversar com Lucas.

Texto: Waldiclei Barboza

Foto: divulgação

Publicado na edição 1197 – 30/01/2020

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*