ter. set 22nd, 2020

Os alunos das escolas públicas de Araucária estão participando da 4ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, com textos dos gêneros: poema, memórias, artigo de opinião e crônica. Para escrever os textos, os estudantes tiveram que resgastar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania. As obras devem expressar o que pensam e sentem sobre o lugar onde vivem.

A primeira etapa do concurso foi realizada nas escolas, uma comissão julgadora foi criada para avaliar os textos produzidos pelos estudantes, como ocorreu na Escola Municipal Profª Terezinha Mariano Theobald (foto), no dia 06 de agosto.

Depois deste processo, as escolas (municipais e estaduais) encaminharam as produções selecionadas para a Secretaria Municipal de Educação (SMED), que fará a avaliação dos finalistas da fase municipal. A Secretaria Estadual de Educação (SEED), por sua vez, receberá os textos dos municípios participantes de todo o Paraná e realizará outro processo para definir os melhores do Estado para a fase regional. Os escolhidos dessa fase passam para a etapa Nacional, que ocorre em Brasília.

De acordo com o Ministério da Educação, a Olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. É destinada aos estudantes matriculados em turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio.

Segundo a professora Maria de Fátima Borges, coordenadora da área de Língua Portuguesa da SMED, a Olimpíada é uma importante oportunidade dos estudantes terem acesso aos diferentes gêneros textuais, colocando em prática a produção de textos voltados para a apreensão dos conteúdos relacionados.

Ela também ressalta que a competição contribui com o trabalho do professor em sala de aula. “O evento da Olimpíada vem como um aliado em sua prática, pois oferece um material rico e consistente para o trabalho com os alunos”, finalizou.

By SMED

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.