Início / Colunas / SMED / Estudantes de Araucária contam com educação integral

Estudantes de Araucária contam com educação integral


colunasmed copy
Desenvolver atividades em contraturno escolar e garantir uma maior permanência no ambiente escolar é o objetivo do Programa Mais Educação, iniciativa do Governo Federal, e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em 11 escolas municipais. Aproximadamente 740 estudantes já estão sendo beneficiados com aulas em período integral.

Essas atividades envolvem acompanhamento pedagógico, esporte, cultura e artes, comunicação, promoção de saúde, entres outros temas.

Na escola Professora Nadir, no Jardim Maranhão, o programa “Mais Educação” está atendendo, em 2015, 60 estudantes das turmas de 4º, 5º e 6º ano, selecionados de acordo com os critérios de vulnerabilidade social, dificuldade de aprendizagem e a não participação em outro programa de atenção.

Os alunos contam com almoço, e realizam atividades no período contrário em que estudam, ampliando a jornada escolar de 20 para 35 horas semanais. São realizadas atividades de futsal, brinquedoteca, horta escolar e letramento. Além do coordenador, o programa conta com dois monitores.

Para o diretor da escola, Rafael Torquato da Rocha a intenção é contribuir para a melhoria da aprendizagem e garantir um atendimento aos estudantes que não são atendidos por programas sociais. “Atendemos a uma parcela de estudantes que tinham o tempo ocioso, e preocupavam as famílias, agora os pais estão satisfeitos e têm elogiado a iniciativa”, falou.

Isabela dos Santos, de 10 anos, aluna do 5º C, está muito feliz e está aproveitando o tempo a mais na escola. “Eu ficava em casa sem fazer nada, minha mãe ficava muito preocupada comigo e principalmente com meu irmão que ficava na rua. Minha mãe está muito feliz agora”. Esse entusiamo também é compartilhado por Eduardo dos Santos, 13 anos, aluno do 6º ano e irmão de Isabela. “Eu só ficava na rua jogando bola e não ia para a escola, agora venho para a escola e participo das atividades do programa. Tá muito legal”, disse.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*