Início / Colunas / SMED / Estudantes viajam de trem pela primeira vez

Estudantes viajam de trem pela primeira vez


26 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professora Ceci Cantador, no Jardim Alvorada, tiveram uma experiência inédita na última segunda-feira (26). A turma viajou de trem pela primeira vez, de Curitiba para Morretes. O grupo ficou admirado com as belezas naturais: a cachoeira Véu de Noiva e a Garganta do Diabo, uma fenda natural, que corta a montanha dividindo os túneis.

A viagem foi uma aula prática planejada durante 10 meses. A iniciativa foi da professora Adriana Mazeto que teve apoio dos pais, da equipe da escola e da Prefeitura de Araucária, por meio das Secretarias de Educação (SMED) e Cultura (SMCT), entre outros.

Durante o trajeto de trem, a turma acompanhou as explicações do guia, que contou sobre as curiosidades e os fatos que marcaram os 130 anos de construção da ferrovia. Um deles, foi o tempo de construção – durante cinco anos, nove mil homens trabalharam nas obras.

Depois de percorrer os 110 quilômetros, passar pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil, pelos 13 túneis e pelas 30 pontes, o trem chega ao seu destino: a estação de Morretes. Lá, os estudantes almoçaram o prato típico da cidade, o barreado.

Após o almoço, os estudantes embarcaram no ônibus rumo a Paranaguá, para visitar o Aquário Marinho. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer as diversas espécies, de tocar nas raias e acompanhar os funcionários alimentando os peixes.

O Porto de Paranaguá foi o último conteúdo. A turma assistiu a uma palestra que abordou sobre as características do Porto. Depois, dentro do ônibus, os alunos circularam pelo pátio e viram os navios sendo carregados e descarregados.

colunasmed

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*