Ex-assessor de vereadora deixa a prisão

Belém (primeiro à direita) durante convenção do PSDB que elegeu Alex Nogueira (terceiro da esquerda pra direita, ao lado de Tatiana e Zezé) presidente do partido
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Depois de quase oito meses detido na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Araucária, um dos principais assessores da vereadora Tatiana Nogueira (PSDB) até abril deste ano, deixou a prisão nesta quinta-feira, 29 de novembro.

Ângelo Marcio Pinheiro Ribeiro, o Belém, havia sido condenado a 12 anos de prisão em primeira instância, recorreu ao Tribunal de Justiça do Paraná, que acabou reduzindo sua pena para 4 anos e 8 meses. Belém havia sido condenado pelo Juízo local a 12 anos de prisão e mais multa de quase R$ 400 mil por ter tentado atrapalhar as investigações da fase Mensalinho da operação Sinecuras, deflagrada em abril deste ano e que levou à prisão quase todos os vereadores da legislatura passada, além de três ex-prefeitos.

A mudança do tempo de pena permitiria que ele iniciasse o cumprimento do decreto prisional em regime semiaberto. No entanto, como faltam vagas no sistema prisional paranaense nessa modalidade, os advogados de Belém pediram que ele fosse para o regime aberto com o uso de tornozeleira eletrônica.

No pedido levado ao Juízo Criminal de Araucária, os advogados Rodolfo Herold Martins e Mauricio Chibinski, ressaltaram que Belém é réu primário, não cometeu crime violento e sempre apresentou bom comportamento durante o tempo em que esteve detido. A argumentação da defesa convenceu também o Ministério Público local, que concordou com a concessão da liberdade com uso de tornozeleira.

Em sua decisão, a juíza Débora Cassiano Redmond, autorizou a soltura de Belém, mas fixou o uso de tornozeleira e determinou que ele permaneça em casa no horário compreendido entre 19h e 7h durante os dias de semana. Ele também não poderá se ausentar de sua casa nos finais de semana e feriados, bem como se ausentar de Araucária sem autorização judicial.

Não volta à Câmara

Belém, como está no curso do cumprimento da pena, também não poderá ser renomeado cargo em comissão no gabinete da vereadora Tatiana Nogueira e nem ocupar qualquer outro CC na administração pública.

Ex-assessor de vereadora deixa a prisão
Belém (primeiro à direita) durante convenção do PSDB que elegeu Alex Nogueira (terceiro da esquerda pra direita, ao lado de Tatiana e Zezé) presidente do partido
Compartilhar
PUBLICIDADE