Exemplo de gestão

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Na página sete desta edição estamos noticiando o final da obras de revitalização da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que fica na praça Vicente Machado, bem no centrão da cidade. A igreja é imensa e qualquer tipo de obra realizada ali custa uma pequena fortuna. Fazia meses que padre, equipe de trabalho e fiéis trabalhavam duro, tanto para juntar dinheiro, como para executar as tais reformas. Desta vez foi pintura e estrutura elétrica. Há alguns anos ocorreu uma campanha, bem mais intensa e trabalhosa para reformar o telhado. Agora o prédio está completamente revitalizado.

Sua reforma acaba refletindo na auto estima do morador, mesmo que ele não seja católico, já que o lugar é uma referência e, porque não, um ponto turístico de Araucária.

Além disso, chama a atenção a capacidade de mobilização através da fé. O investimento não foi pequeno e, mesmo assim demorou apenas alguns meses para ser concluído apenas com doações. Talvez nossos políticos devam conversar mais com o padre Tony Portes e seus antecessores para aprender algumas lições sobre eficiência na gestão de recursos e austeridade na execução de obras.

É claro que a situação é bem diferente da gestão pública, onde devem ser seguidas leis que acabam engessando, demorando e onerando as ações. Mas o trabalho coletivo envolvendo a comunidade pode, sim, ser perfeitamente copiado. Por outro lado, aquela comunidade também se fez presente e, talvez justamente por isso, tem o sentimento de pertencimento à igreja, cuidando de cada detalhe dela. No setor público, isso não acontece assim. Pense nisso e boa leitura.

Compartilhar
PUBLICIDADE