Home / Notícias / Geral / Extintor de incêndio não será mais obrigatório

Extintor de incêndio não será mais obrigatório

Os carros de passeio e caminhonetes modernos já saem de fábrica com tecnologias de segurança eficientes contra incêndios

Os carros de passeio e caminhonetes modernos já saem de fábrica com tecnologias de segurança eficientes contra incêndios

Depois de muitos condutores brasileiros serem obri­gados a trocar o extintor de incêndio AB pelo ABC no início deste ano e já estarem se preparando para realizar a substituição, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou atrás. Isso mesmo! Ele decidiu que o uso do equipamento em carros e caminho­netes será opcional a partir de agora. A decisão aconteceu na última quinta-feira, 17 de setembro, e faz com que o motorista evite uma multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

A lei de uso obrigatório estava em vigor desde 1970, no entanto, segundo a entidade responsável pela mudança, os veículos atuais possuem projetos bem modernos com tecnologias que apresentam maior segurança contra incêndios. Assim, o corte automático de combustível por consequência de colisão, o posicionamento do tanque de combustível afastado dos passageiros e até mesmo os materiais e revestimento anti-inflamáveis já apresentam mais eficiência do que o uso do extintor. Sem contar que, em alguns casos, o despreparo para usar esse equipamento poderia ser mais perigoso do que sua ausência.

No entanto, vale ressaltar que o equipamento continua sendo exigido em caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Dados no Brasil

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) informa que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Everson Santos

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*