Faculdades em Araucária oferecem 65 bolsas do PROUNI

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nesta semana foram abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (PROUNI), com prazo até a noite de ontem (29). Em âmbito nacional são ofertadas 213.113 bolsas, sendo que o Paraná ocupa o terceiro lugar no ranking dos 10 Estados que mais ofertam bolsas, com 19.775. Em Araucária, tratam-se de 65 bolsas no total: 27 vagas para as integrais (100%) e 38 vagas para bolsas parciais (50%). Nesta edição do PROUNI haverá duas chamadas, data de pré-seleção e prazo para comprovação de informações.

No Município ofertam bolsas do Programa a FACEAR, UNINTER e Universidade Braz Cubas. Os cursos envolvidos são Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Mecatrônica Industrial, Pedagogia, Processos Gerenciais, Processos Químicos e Sistemas de Informação. As bolsas integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a parcial é destinada aqueles com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

O calouro da FACEAR, Marcos Vinicius Vidal, está concorrendo à uma bolsa integral. Para ele, embora a ideia do PROUNI seja válida e necessária, há um sentimento de frustração, pois no seu caso existe apenas uma bolsa disponível para o curso em que foi aprovado no vestibular. “É perceptível que a carga horária de universidades públicas parece não abranger a classe trabalhadora, então, na maioria das vezes, são as instituições privadas que acabam acolhendo os estudantes. Porém, o número de vagas para concorrer às bolsas aqui na cidade é muito baixo. Apesar de eu ter ido bem no ENEM, não estou com muita expectativa, pois estou concorrendo há somente uma bolsa”, reclamou o estudante, afirmando que sente-se incapacitado visto o número reduzido de oferta de bolsas.

Para concorrer no PROUNI o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação. Outro requisito para concorrer a uma das vagas é que o estudante não possua diploma de curso superior. O candidato também deve se enquadrar em uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ou ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

O resultado da primeira chamada da seleção para as bolsas do PROUNI será divulgado no dia 02 de fevereiro. Caso for selecionado, o candidato deverá comprovar as informações na instituição escolhida entre os dias 02 a 09/02. A segunda chamada será divulgada no dia 19/02, sendo esta data também o início do prazo para a comprovação das informações na instituição até o dia 24/02.

Ainda, há o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera que compreende os dias 02 e 03 de março, e comprovação de informações pelos candidatos participantes da lista nos dias 10 e 11/03.

Texto: Rafaela Carvalho

Compartilhar
PUBLICIDADE