Home / Notícias / Geral / Fafen diz que as causas do vazamento estão sendo apuradas

Fafen diz que as causas do vazamento estão sendo apuradas


Foto: Marco Charneski

A Araucária Nitrogenados (Ansa), antiga Fafen, disse que está apurando as causas do vazamento de amônia na unidade, ocorrido na noite deste domingo, 18 de agosto, por volta das 23 horas. Segundo a empresa, o vazamento aconteceu em uma tubulação que está sendo utilizada no procedimento de parada para manutenção. A Fafen explicou ainda que os procedimentos de segurança foram executados imediatamente e o vazamento foi cessado, sem impacto às pessoas e ao meio ambiente, e que o procedimento de parada planejada continua a ser executado normalmente.  

Ontem, no momento em que as sirenes da Fafen dispararam, a população ficou bastante assustada, com medo que o vazamento pudesse trazer riscos à saúde dos moradores. Muitos chegaram a comentar que sentiram o cheiro forte da amônia por volta das 16 horas, bem antes de o vazamento ter sido detectado. No entanto, no incidente deste domingo, não houve qualquer informação sobre vítimas ou danos ao meio ambiente.  

Discordância

O Sindiquímica/PR, sindicato que representa os trabalhadores da Ansa, informou que, em relação ao ocorrido no dia 18, ainda não recebeu informações, embora já tenha solicitado. Esclareceu ainda que devido a privatização, a empresa passa por um processo de precarização de suas instalações e falta de quadro técnico, o que coloca em risco a segurança da sociedade.

“Há tempos o sindicato vem denunciando esta situação junto aos órgãos competentes e a sociedade, alertando a população de Araucária que a situação operacional da ANSA, devido a ausência de investimentos da atual gestão, coloca a população em risco, uma vez que o gás amônia é altamente tóxico, e não é o único produto perigoso presente na unidade”, argumenta o sindicato.

Sobre Redação

Redação

One comment

  1. Avatar

    Saber notícias

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*