Festa em louvor a Nossa Senhora de Czestochowa, em Capoeira Grande, foi um sucesso

Foto: Marco Zesutko
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Festa em louvor a Nossa Senhora de Czestochowa, em Capoeira Grande, foi um sucesso
Foto: Marco Zesutko

Emoção, fé e muita diversão marcaram o domingo, 25 de agosto, na comunidade de Capoeira Grande, área rural do município. A festa em louvor a Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, já se tornou tradição na região há mais de uma década. A comemoração, que reuniu aproximadamente 2 mil pessoas, contou com uma vasta programação religiosa, além de música, festival de prêmios e venda de deliciosos pratos.

Segundo Marcos Zesutko, voluntário e um dos organizadores do evento, toda preparação para a festa começou alguns meses antes, com a arrecadação de prêmios para o bingo e a escalação dos voluntários que trabalharam na organização. Nesta edição, cerca de 100 cavaleiros, quatro carroças, charretes e muitos carros, motos e caminhões participaram da procissão, com a imagem da Nossa Senhora do Monte Claro, que foi levada pelas vias da comunidade até a capela, onde aconteceu a santa missa, com a presença de mais de 400 pessoas.

Fiéis de diversos bairros e cidades compareceram na confraternização movidos pela crença na santa centenária, tornando a festividade um verdadeiro sucesso. Em um único dia de evento, foram vendidos mais de 400 kg de carne, 150 kg de batata e 40 kg de risoto, 40 tipos de tortas, 800 espetinhos e 500 pastéis, surpreendendo as expectativas. “Muito mais do que o lucro e a venda, o que mais me cativa é ver que a nossa comunidade, mesmo tão carente de estrutura física em comparação com outras comunidades, mantém a tradição viva. Eu acredito que essa riqueza é muito forte. O que fica é a gratidão sabe, muitas pessoas vieram pela primeira vez e foi muito bonito mesmo. Um esforço de meses em prol de algo maior”, completa Marcos.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1178 – 29/08/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE