Home / Notícias / Policial / Fiscalização do EstaR começa hoje

Fiscalização do EstaR começa hoje



Viatura do EstaR é equipada com 4 câmeras de alta resolução. Foto: Everson Santos

 

A partir desta quinta-feira, 2 de maio, os agentes de trânsito do Município começam a fiscalizar e autuar os motoristas que não respeitarem o limite máximo de tempo para utilização das vagas públicas de estacionamento na região central da cidade.

O novo Estacionamento Rotativo (EstaR) voltou a valer já há algumas semanas, mas só agora os agentes começarão a emitir autos de infração contra aqueles motoristas que não respeitarem a rotatividade das vagas. Ao todo, 36 ruas de regiões de grande fluxo do anel central do Município estão incluídas, todas elas identificadas com placas de sinalização informando a vigência do EstaR.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), a fiscalização do uso das vagas será feita por meio de câmeras com tecnologia OCR, que lê as placas dos carros. Elas estão instaladas numa caminhonete do Departamento de Trânsito, que fará exclusivamente o monitoramento do EstaR. São quatro câmeras. Duas fazem a leitura das placas e as outras duas captam a imagem panorâmica do local onde o carro está estacionado.

As câmeras possuem alta resolução e conseguem registrar automaticamente as placas dos veículos em ambos os lados da rua. Inclusive, naquelas vias de mão única com canteiro central, como a Pedro Druszcz. Ao passar, a viatura a câmera registra a longitude e latitude de todos os carros que estiverem estacionados. Depois de uma hora, ao refazer o trajeto, ela passa novamente registrando as imagens. Caso ela identifique que o mesmo carro permanece parado na mesma latitude e longitude, ela aciona como se fosse um alerta na tela que estará sendo monitorada por um agente. Ele então confere os dados e lavra a multa eletronicamente mesmo.

A leitura ocorre com a viatura em movimento e é possível identificar a placa do carro estacionado mesmo quando ela estiver quase escondida entre veículos muito próximos. Os motoristas precisam ficar atentos porque, ao contrário do antigo EstaR, o novo não gera o chamado aviso de irregularidade. Ou seja, ficou mais de uma hora na vaga, o motorista fica sujeito a receber multa de R$ 195,23 e ganhar 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Grátis

A principal vantagem do novo EstaR é que agora as pessoas não precisam mais pagar para utilizarem as vagas. Ele simplesmente estaciona o veículo e pode permanecer ali por até uma hora. Esse limite de tempo também permite a rotatividade das vagas onde existe alto fluxo de carros, numa região da cidade tradicionalmente comercial, a qual necessita dessa possibilidade de alternância como forma de estímulo à compra das empresas instaladas nessa região. Isso ajuda também no fomento do comércio local, que é um dos maiores gerador de empregos de Araucária.

Horário de funcionamento

As regras para utilização das vagas incluídas no EstaR valem de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 13h. Fora destes horários a pessoa pode permanecer o quanto tempo quiser estacionado nesses espaços.

Dentro do período de vigência do EstaR o tempo limite de uma hora também deve ser respeitado naquelas vagas sinalizadas como de uso exclusivo de idosos, portadores de necessidades especiais e carga e descarga. Os únicos automóveis que não estão sujeitos ao EstaR são as motocicletas. Isto, claro, quando estacionadas naqueles espaços destinados para elas. A propósito, motos que param nas vagas serão multadas de imediato, isto porque – pela lei – estão parando em desacordo com a regulamentação de trânsito.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1161 – 02/05/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*