Início / Colunas / SMED / Formações do PNAIC estão focadas na integração das disciplinas curriculares e inclusão

Formações do PNAIC estão focadas na integração das disciplinas curriculares e inclusão


colunasmed
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) reiniciou neste semestre as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nesta edição, os encontros estão focados na integração dos saberes e inclusão. Desde 2013, os profissionais de Araucária participam dos encontros envolvendo as ações do PNAIC.

Na primeira edição, o foco foi alfabetização e letramento. Em 2014, as ações foram centralizadas na alfabetização matemática. E agora, as ações terão como eixo condutor a integração das disciplinas curriculares e a inclusão envolvendo aproximadamente seis mil estudantes, 280 professores e 10 orientadores de estudo.

Segundo a SMED, as contribuições trazidas pelo Pacto nesses dois anos (2013/2014) estão sendo ressignificadas e consolidadas de forma articulada com as Diretrizes Municipais de Educação. Neste semestre, há um aprofundamento ainda maior com a integração do planejamento referencial e as diferentes áreas do conhecimento, focalizado nos referenciais avaliativos: Perfis de turma, portfólios e indicativos de matemática.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal e os municípios com a finalidade de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. É desenvolvido por meio da formação continuada presencial e à distância para os professores alfabetizadores com materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*