Fórum de Combate ao Racismo critica uso de personagem negro em promoção de loja

Personagem da Nega Fulô não agradou
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Fórum de Combate ao Racismo critica uso de personagem negro em promoção de loja
Personagem da Nega Fulô não agradou

 

Na sexta-feira, 17 de agosto, a filial do Mercado Móveis em Araucária promoveu um evento especial onde entregou um automóvel para a ganhadora do 2º carro premiado da loja. Para organizar a festa, o MM contratou uma empresa especializada em animações de eventos, com a participação de vários personagens, entre eles a Nega Fulô. Mas o que era para ser apenas uma comemoração, acabou gerando um constrangimento para a empresa.

O Fórum de Combate ao Racismo de Araucária achou ofensivo o uso da imagem de uma mulher negra em uma condição, segundo a entidade, pejorativa e de ridicularização. “Foi um absurdo a maneira como eles expuseram a condição da mulher negra, isso é crime racial, o fato de tirar risos que naturalizam o que está ali impregnado: o racismo. O blackface, que enaltece retratos caricatos de indivíduos negros, reforça estereótipos e discrimina”, argumentou um dos integrantes do grupo. Diante do fato, o Fórum, através de seu departamento jurídico, pretende notificar a loja, pedindo explicações sobre o ocorrido.

A gerência da filial de Araucária justificou que não teve intuito nenhum de ofender ninguém. Disse que apenas contratou uma empresa Idônea para fazer a animação e que esta possui no seu elenco vários personagens, entre eles a Nega Fulô. “Poderíamos ter escolhido vários outros personagens, mas jamais iríamos imaginar que isso fosse ofender alguém. Era para ser apenas um momento de muita emoção e surpresa, pois entre as 240 unidades que o MM possui, tivemos a felicidade de uma cliente da nossa filial de Araucária ter sido a vencedora. De qualquer forma, ficaremos mais atentos para que em promoções futuras, tenhamos o cuidado de não ofender ninguém”, esclareceu a gerência.

Foto: divulgação

Publicado na edição 1127 – 23/08/18

Compartilhar
PUBLICIDADE