O tema proposto para a Sessão do Fórum em Defesa da Escola Pública deste ano é a avaliação do cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação, aprovado em junho de 2015. Serão formados oito grupos para aprofundar os debates de cada meta.

A comissão de organização propõe a realização de uma semana de formação para discutir o andamento do Plano Nacional de Educação. O formato e a participação na atividade preparatória ainda não estão definidos.

Para a palestra de abertura, a comissão convidará represen­tantes da Smed, Sismmar e pesquisadores no tema.

A Secretaria da Educação, também chamada para explicar como tem se organizado para cumprir as metas do PME. O Sismmar, participará dos debates para expor a experiência histórica de construção democrática do Plano.

Na época de sua construção foram elaboradas várias propostas debatidas pela sociedade civil e muitas delas foram rejeitadas pelo poder público, ficando a atual redação do Plano Municipal como está hoje. Com o Fórum se pretende traçar a conjuntura político-educacional para qualificar a fiscalização e o cumprimento das metas e estratégias contidas no documento.

Os detalhes ainda serão ajustados pela comissão organizadora. Mas se a sua entidade ou movimento social em defesa da educação também quiser participar, basta ligar no 3642-1280 e buscar informações sobra a data das reuniões de organização. É bem importante que a sociedade civil fortaleça os espaços de discussão das politicas públicas.