Garoto Cidadão leva circuito cultural a vários cantos da cidade

No terminal, as pessoas pararam para acompanhar a apresentação dos jovens do projeto
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

No terminal, as pessoas pararam para acompanhar a apresentação dos jovens do projeto
No terminal, as pessoas pararam para acompanhar a apresentação dos jovens do projeto

Em referência à Semana da Consciência Negra, o Projeto Garoto Cidadão realizou um circuito cultural chamado “Ubuntu: sou quem sou, porque somos todos nós!”, que durante os dias 16, 17 e 18, visitou algumas escolas, um CRAS e o Terminal Central, levando

para diferentes públicos, intervenções de dança, instrumentação musical, canto, teatro e performance.

Segundo a coordenadora do projeto Garoto Cidadão, Lena Inocêncio, a ideia foi dialogar de uma maneira ampla com os moradores de Araucária, mas antes disso, a programação foi preparada após rodas de reflexão sobre o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro. “Também aproveitamos que neste ano o Garoto Cidadão tem como eixo norteador das atividades do projeto a ‘ampliação do olhar’, que impulsiona os educandos a refletirem sobre seu papel na sociedade como um todo”, comentou Lena.

Ela disse ainda que o poema “Me gritaram negra”, de Victória Santa Cruz, serviu de inspiração para a construção coletiva de vários processos artísticos que chamam atenção para ideais como igualdade, respeito e pertencimento.

Caracterizados, os alunos apresentaram teatro e dança afro
Caracterizados, os alunos apresentaram teatro e dança afro

Programação

No dia 16 o circuito “Ubuntu” esteve na Escola Municipal Egipciana Carrano, no Jardim Iguatemi, com as apresentações “Deixe que falem”, Coral SOU e dança. No dia 17, a apresentação do teatro musical “Negra Sou” percorreu a cidade e esteve no CRAS Boqueirão e nas escolas Egipciana e Papa Paulo VI (Dalla Torre).

No dia 18 foi a vez dos usuários do transporte coletivo acompanharem os espetáculos “Um minutinho de sua atenção”, “Arte no busão” e “Negra Sou”.

Sobre o projeto

O Garoto Cidadão foi fundado em Araucária há sete anos, em parceria com a Prefeitura e patrocinado pela Fundação CSN. Aten­de 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, entre 8 e 17 anos e 11 meses, oferecendo atividades socioculturais no contraturno escolar.

Texto: maurenn bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE