GM desmonta moradias em ocupação irregular da Favorita

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
GM desmonta moradias em ocupação irregular da Favorita

Na final da tarde de terça-feira, 14 de abril, a Guarda Municipal de Araucária, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, desmontou três casas na ocupação irregular conhecida como Favorita, na avenida Avestruz, bairro Capela Velha. Neste mesmo dia, pela manhã, as casas já começavam a ser montadas e a equipe já havia comparecido no local, e solicitado aos moradores que desmontassem as estruturas. Mas segundo a equipe, eles desobedeceram às orientações e prosseguiram com a construção. Sendo assim, no final da tarde a GM retornou, desta vez com uma equipe da SMMA, e desmanchou as casas, que ainda estavam vazias. Também apreendeu todos os materiais e equipamentos, entre madeiras, ferramentas e outros, que estão na sede da Guarda, aguardando a retirada por parte dos moradores, mediante apresentação de nota fiscal.

Moradores protestam

Marcos disse que mora na ocupação da Favorita há 10 anos, e discorda da maneira como as autoridades policiais tratam os moradores que erguem as casas naquela área. “O terreno fica perto da avenida e eles alegam que é uma área ambiental. Tem um monte de casas lá, se fosse o caso eles tinham que derrubar tudo. Acho injusta a forma que eles chegam e abordam as pessoas, vão entrando e derrubando tudo, nem sequer conversam com os moradores. Dessa vez eles disseram que eles vão retornar na próxima semana porque não conseguiram derrubar uma das casas, que é de alvenaria. Eles erguem as casas lá porque não tem onde morar”, comentou.

A Guarda Municipal salientou que problemas com o crescimento das invasões costumam aumentar em ano eleitoral, onde muitos se aproveitam da ingenuidade dos moradores, invadem áreas de preservação ambiental, demarcam terrenos e vendem. Essa prática é considerada ilegal.

Campanha

Para ajudar esses moradores, que alegam não ter um lugar para morar, voluntários da comunidade estão se mobilizando para arrecadar cestas básicas. As doações poderão ser entregues na rua Uirapuru, 746, no jardim Industrial.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: divulgação

Publicado na edição 1208 – 16/04/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE