Início / Colunas / Waldiclei Barboza / Hissam e nem ninguém é o salvador da pátria

Hissam e nem ninguém é o salvador da pátria


Estava sentado na sala de espera de uma clínica de odontologia da cidade esperando a minha vez de ser atendido quando fui perguntado por um morador da cidade que acabara de sair do temido consultório do dentista sobre minha opinião a respeito das eleições municipais que estão por vir. Ele queria saber como eu estava vendo o quadro de candidatos a prefeito em 2016.

Embora eu não goste muito de conversar quando estou prestes a passar por uma situação que gera certo trauma, como é o caso de uma ida ao dentista, resolvi travar aquele diálogo, até porque se existe algo que me fascina é a política. Disse-me o cidadão que ele estava impressionado com a quantidade de pessoas que estavam se lançando pré-candidatos a prefeito. Respondi que aquele movimento era normal e que a maioria dos pretensos candidatos simplesmente colocava seu nome à disposição de modo a ganhar alguma visibilidade e, quem sabe, conseguir negociar melhor as bases de um acordo partidário quando da realização das convenções municipais.

Em seguida, a conversa versou para quantas candidaturas de fato seriam efetivadas. Respondi que acreditava em três, talvez quatro. Em seguida, ele acrescentou, “e o turco?”. Fiz-me de desentendido: “turco, que turco? “Ora, o Hissam”, emendou. “Que tem o Hissam?”, provoquei. “Tô achando que ele leva a eleição do ano que vem”, opinou meu interlocutor. “Sim, pode ser”, disse.

Concluída essa etapa da conversa, foi minha vez de “inticar” o sujeito. “Mas, quais são as propostas do Hissam, você sabe?” ele não sabia. E nem tinha como saber, afinal, Hissam não tem propostas para Araucária. E nem teria como ter, já que no momento ele está mais preocupado com seus negócios particulares do que em fazer política.

O questionamento que fiz aquele homem é o mesmo que faço a todos que me vêm dizer acreditar que Hissam vencerá as eleições municipais do ano que vem. E faço essa pergunta não porque tenho algo contra o empresário ou porque não quero que ele se torne prefeito de Araucária. Faço a provocação porque para administrar uma cidade como a nossa, com suas muitas dificuldades, precisamos de uma estratégia, de um plano. Particularmente não creio em salvadores da pátria e, em razão disto, considero tolos aqueles que rotulam Hissam, Olizandro, Rosane, Clodoaldo, Zezé, ou seja lá quem for, como midas políticos. Pessoas que, com um simples toque, irão transformar este município num paraíso. Isto não existe.

Então, prezados, tenhamos calma e não cometamos os mesmos erros de outrora, votando em alguém que não tenha um plano bom para melhorar esta cidade. Não acredite que só porque Hissam é rico, um empresário bem sucedido, capaz de despertar admiração, e até um pouco de medo quando ouvimos o som de seu helicóptero a sobrevoar a terra dos pinheirais, ele reúne as condições para transformar nosso município num lugar melhor. Obviamente, o mesmo vale para todos os outros eventuais candidatos que colocarem seu nome à disposição no pleito de 2016.

Comentários são bem vindos em www.opopularpr.com.br. Até uma próxima!

33 comments

  1. Discordo. Sou Hissan e tenho certeza que ele vai dar jeito nessa prefeitura!!!

  2. Waldiclei Barbosa é a solução para o município WALDICLEI 2016 EU APOIO!!!

  3. Nada a ver isso tudo, todos alegam ter um ótimo plano de governo, alguns até registram e nem por isso cumprem. Seguindo a risca o conselho …” Então, prezados, tenhamos calma e não cometamos os mesmos erros de outrora” … automaticamente se eliminam os demais candidatos, para que justamente não se cometam os mesmos erros, viva o Hissam !!!!!! …é nóis…!!!!!!!

  4. Difícil falar sobre ter planos, haja visto que a atual administração tinha TANTOS planos, e hoje, estamos afundados na lama…
    Hissam é sim, a melhor opção que temos, acredito e muito no trabalho que ele irá desenvolver! Ademais, não precisamos viver no paraíso, precisamos somente de uma segurança pública efetiva, saúde decente, educação satisfatória, o paraíso não é necessário, o que é necessário hoje, é respeito pelo povo araucariense. Hissam, TMJ!

  5. Claro que o Hissan não possui proposta, ele não pode fazer campanha antes da hora!!!
    Mas levando em consideração sua ultima campanha, o fato de propor administrar Araucária como uma grande empresa, onde pessoas certas/qualificadas estarão nos cargos correspondentes, já se trata de uma grande mudança, pois a PMA hoje é um verdadeiro cabide de empregos (política podre brasileira), mas temos um grande exemplo na atual administração, onde a única secretaria que está com resultados está sendo liderada por uma pessoa Qualificada, o qual tem objetivos em alocar seus recursos de forma eficaz, Araucária é muito grande e a Secretaria de Obras muito defasada para a necessidade do município, por este motivo muitos preferem jogar pedras do que reconhecer um trabalho bem feito.
    Assim, a mudança é necessária, o município precisa evoluir, nem que pra isso seja necessário arriscar em mudanças, a velha política araucariense está tão podre quanto a política nacional !!!

  6. Pois é ha sim razao neste texto apenas o prefeito nao faz anda se nao houver bons secretarios,bons tecnicos,pouco numero de ccs e logicamente boas ideias nesse grupo.E ainda pouca interferencia ou melhor se puder nenhuma interferencia dos vereadores

    • E o grupo que esta com o issan?Sera que sao bons tecnicos,sera q eles nao querem carguinhos ccs tambem?Alguns sao viuvas do zeze, os quais ajudaram o paizao a afundar araucaria.Se as propostas do pps forem:50 a 100 ccs e ainda bons tecnicos e nao der bola nenhuma para vereador pode contar comigo.Porem tambem , tenho que sentir firmeza q esta falando a verdade,isso nao é facil hj nos politicos,tanto é tambem que hissan ano passado ficou do lado dos ladroes do beto psdb,do mesmo lado que quse todos nossos vereadores e do mesmo lado que olizandro,zeze,rizio,rogerio.Dificil escolher ne!

  7. Acho que temos que ir a fundo desse assunto mesmo pra que possamos ter uma eleição consciente…

  8. Ele náo tem propostas
    Mas os que tem náo cumprem direito.

  9. Estou em Araucária desde a era Rizio e sinceramente não percebi ninguém com ou sem plano, incluindo o mencionado aqui, fazendo algo efetivo pela nossa cidade. Sempre obrinhas aqui e acolá, aluguéis para parentes e chegados, e vaguinhas de trabalho na prefeitura e afins… Então minha pergunta é: plano pra que mesmo? Se só pra convencer eleitores em vésperas de eleição?!?!

  10. pilati_info@hotmail.com

    kkkkkkkkkkk Se o homem fosse tão bom assim o seu posto de combustível seria exemplo. (O mais barato dacidade) kkkkkkkkk

    • O que tem a ver ser o mais barato da cidade com concorrer à prefeitura? É cada figura aqui…

    • Kkkkkkkkk pra esse seu comentário ridículo… Piadista.

    • E não é exemplo? Dia desses, umas seis da manhã, parei pra abastecer ali antes de ir pro trabalho e o prórpio Hissam veio abastecer meu carro. Exemplo de trabalhador e humildade.

      • Meu irmão conta que, lá pelos anos mil novecentos e bolinhas, estacionou sua brasília velha para lavar e ficou admirando um mitsubishi que também estava no posto. Ficou envergonhado quando um jovem que dirigia aquele carrão veio lavar a brasília velha; era um dos filhos do Hissam.

        • É ou não é um exemplo??? Por isso Hissam tem meu voto!!!

          • Sim, é um belo exemplo. Admiro gestos assim e respeito muito. Trabalhei também com uma das filhas do Zezé; sou testemunha da dedicada profissional e ser humano que ela é, uma fonoaudióloga por excelência. Outro filho dele, dono de uma pizzaria, também é exemplo de humildade e trabalho. Quantas vezes o vi assando pizza. Uma noite chuvosa fui buscar um pedido e ele estava saindo para fazer uma entrega lá no Tupy.
            E o que falar dos filhos do Olizandro então? Exemplos de simpatia e educação.
            Tudo isso é importante e conta pontos sem dúvidas, porém, muitos outros fatores entram em pauta quando o destino da cidade, ou seja, nosso destino precisa ser decidido.

    • O ISSAC FOI VICE POR 4 NOS E VÇ PAGOU MENOS NO COMBUSTIVEL .KKKKK

  11. Olha não sei se o hisan será um bom prefeito ou não, porém não podemos acredita que os que já estão anos no poder vão fazer o que prometem, pois já temos as experiências com as antigas administração, sou morador desta cidade a 30 anos nascido e criando aqui porém tenho vergonha de dizer que sou araucariense, nossa cidade não tem um atrativo para minha família parques abandonados, tenho que levar meus filhos pra curitiba, infraestrutura uma vergonha, segurança zero! A única coisa que funciona a em araucaria é a cobrança de estar que explora o pobre do cidadão, vamos renovar a administração, tanto vereadores quanto prefeito! Sangue novo!

  12. Waldiclei, para.., tá ficando feio…

  13. Só de saber que o Hissam vai fazer aquele monte de folgados da pma trabalharem, já tem meu voto

  14. Considerando a trajetória de vida do Hissam, pode-se afirmar estarmos nos referindo a alguém que se dedica a ganhar dinheiro, muito dinheiro; um empresário que soube e sabe gerir seus negócios de modo a obter grandes lucros. Naturalmente que tal atividade demanda tempo, dedicação, “muito trabalho”.
    Trabalho que, diferente da Gestão Pública, ele pode realizar sem a interferência de políticos e sem levar em conta instrumentos de gestão, os quais por força de lei devem ser elaborados com a participação de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, pois se assim não for, entre outras implicações, muitos recursos financeiros deixam de ser repassados ao município por outras esferas governamentais. Entretanto, quando os repasses acontecem, as aplicações dos recursos devem ser relatadas detalhadamente aos órgãos fiscalizadores.
    Destacando agora o “insignificante” salário mensal de prefeito em Araucária, comparando com o faturamento diário das empresas do Hissam, fico pensando qual seria a motivação desse empresário para querer ser prefeito, no meu entendimento em detrimento do tempo necessário para gerir seus negócios pessoais.
    Acredito que ele continua interessado em aumentar mais e mais sua fortuna, então quero supor que, como escolheu Araucária para viver e realizar grande parte de seus empreendimentos aqui, ele veja o progresso dessa cidade como fator imprescindível ao progresso de suas empresas e isso o motive para investir tempo pleiteando esse cargo ligado aos interesses da coletividade.
    Se meu raciocínio está correto, caso seja eleito, Hissan terá que se desdobrar entre seus interesses privados e a elaboração de políticas públicas em prol da saúde, da educação, habitação e tantos outros fatores pertinentes às necessidades dos nossos munícipes. Que contraste haverá entre a forma com a qual cuida dos seus bens privados e a conduta que será obrigado a adotar para encabeçar a administração da cidade, empreender a gestão daquilo que é público, controlar o erário respeitando todas as imposições legais que isso requer ao realizar determinada obra, levar a efeito projetos, programas, políticas públicas, ou seja, colocar em prática todo o conjunto de intenções do governo. Considerando ainda que não governará sozinho, pois além da força deliberativa, consultiva e fiscal garantida ao Controle Social, Hissam terá que sancionar ou vetar as leis aprovadas pelos vereadores, assim como enviar a eles propostas das leis de competência do Executivo Municipal, dependendo assim do apoio político da Câmara Municipal. Hiii! Melhor eu parar por aqui e aguardar o desenrolar dessa interessante história.
    Elias Derevecki.

  15. Waldiclei, o único nome que pode representar alguma mudança é o do Hissam, o resto são tudo continuidade do que Araucária já viu. Voto no Hissam só pela balançada que ele vai dar em Araucária.

  16. Sou profundo admirador da competência administrativa privada do empresário Hissan, entretanto, pelo pouco que dele conheço, me parece que seria a sua primeira experiência na administração pública. E aí não é demais lembrar que trata-se “da água para o vinho”, já que quando falamos em administração pública, estamos nos referindo em ter que administrar de forma extremamente limitada e engessada pelo universo de normas que a regulamentam, sem falar no tal do TCPR – Tribunal de Contas e da dependência constitucional a muitas decisões do Poder Legislativo local (dos nossos Vereadores, infelizmente). Não tenho a menor sombra de dúvida da excelentes pretensões de Hissan, como também não duvido que de tudo fará para por em prática o seu sonho de melhorar nossa cidade, mas se na administração de um dos seus hotéis por exemplo, ele pode pegar uma verba que estava destinada à compra de papel higienico e com esse dinheiro pagar uma fatura da Copel antes que interrompam o fornecimento de energia, na prefeitura já não é bem assim …..

    • É isso mesmo Dr. Gilberto. Enquanto gestor das suas empresas ele pode despreocupadamente fazer tudo que a lei permite e tudo que a lei não proíbe; mas, se algum dia for prefeito, enquanto administrador público só poderá fazer o que a lei autoriza e, mais ainda, quando e como autoriza.

  17. Gostaria de externar mina opinião e dizer que nem todo mundo que trabalha na PMA é folgado como um pessoa desconhecedora comentou.
    Acredito que o hissam não é a salvação mesmo mas é uma opção de mudança que poder dar ao município de Araucária.

    de que adianta o candidato ter mil propostas como zoológico e seis clube se ele não conhece a realidade do município, não é sr olixandro?

    de qua adianta ter muitas propostas e usar muito recurso para cumprir uma promessa babaca de campanha que é dar uniformes para as crianças?

    Vamos pensar e votar diferente PELO AMOR DE DEUS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Pare, cara. Ninguém falou que todo mundo é. Eu já fui servidor na PMA e sei que tem muito servidor tralha, encostado mesmo, que fica sobrecarregando os outros. Entendi perfeitamente a indireta do amigo e concordo com ele! Tem que fazer esses que são folgados suarem um pouco também!! Se eu votasse em Araucária, votaria Hissam sem pensar duas vezes!!!!

  18. Eu sei que nem todo mundo é folgado, mas você toma tanto as dores quando eu falo dos folgados que eu acho que você é um deles, hein???

  19. BOM CONHEÇO O Sr HISSAN DESDE 1984 , ALIAS FOI MEU PRIMEIRO PATRAO NESTA CIDADE NAQUELA EPOCA EU JA TINHA 2 EMPREGOS , ENTREGAVA JORNAIS DE BICICLETA P/ Dn ARACI DA BANCA DA PRAÇA e DEPOIS TRABALHAVA NA LOJA DE CARROS DO HISSAN E HASSAN ONDE HJ E O BRADESCO . E HJ O Sr HISSAN TEM POR MIM O MESMO TRATAMENTO QUE TINHA A 30 ANOS ATRAZ , ISTO CHAMASE HUMILDADE . POIS CONHEÇO OS E OUTROS QUE QUANDO PEGAM UMA TETA DE CC NA PREF , FAZEM DE CONTA QUE NAO TE CONHECE , E QUANDO ESTAO FORA DO PODER QUEREM SER TEU MELHOR AMIGO . { SE HISSAN SE LIVRAR DE MEIA DUZIA DE OPORTUNISTAS DA POLITICA ELE TEM TODO O MEU APOIO }

    • Com o grupo q esta hj, viuvas do zeze, nao me empolga muito.Voces acham q esses q citei vao querer ficar de fora de cargos e do poder da pma?Sao esses q ajudaram a detonar o municipio com o paizao no passado.Se hissan me garantir q somente colocara uns 100,150 ccs e bem tecnicos ai sim

      • Mas sabe como é!Politicos mentem com uma grandefacilidade,vimos isso em 2014.Sera q vai da pra acreditar nos de 2016?Vao falar tanta coisa legal,mas o meu medo é esse,de ser enganado denovo.Se esses politicos nao colocarem na cabeça que araucaria mudou e q eles tem q mudar,parar de roubar e de governar junto com vereadores,atraves de seus carguinhos desqualificados. Mais da metade fica so pra salario, dai os outros 48% da grana, oque é muito ainda,vai quse tudo pra saude e educação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*