Início / Colunas / Editorial / Hoje, e sempre, é dia de PROERD!

Hoje, e sempre, é dia de PROERD!


Um dos projetos mais importantes desenvolvidos nas escolas de Araucária, assim como de todo o Paraná, é o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que este ano – vejam só – está completando seu 18º ani­versário em nosso Estado. Nesta semana, inclusive, teve nova formatura de alunos que passaram pelos valorosos ensinamentos dos policiais que integram esse grupo (veja matéria em nossa página 11).

Desde a criação do projeto foram milhares os alunos araucarienses que viram entrar em suas salas de estudos policiais militares não para revistar mochilas e coisas do gênero e sim para orientar, educar, conversar com a criançada sobre o perigo do consumo de drogas ilícitas.

Em ano de maioridade do PROERD, é importante destacar que o sucesso do projeto não reside somente no fato de trazer para as salas de aula um tema tão importante como a prevenção às drogas e sim na forma e por quem o assunto é abordado com os alunos, a grande maioria deles ainda na pré-adolescência.

De maneira lúdica, os policiais militares que fazem parte do programa têm muito sucesso na abordagem do assunto porque conseguem conquistar a confiança da criançada. Construída essa empatia, o aluno deixa de olhar o policial apenas como uma autoridade, mas também como um amigo adulto, que está ali para lhe explicar o quão é danoso o mundo das drogas.

Outro ponto interessante do programa é que os alunos alcan­çados são justamente aqueles que estão prestes a entrar na adolescência, uma fase da vida em que as mudanças físicas e emocionais são muitas, o que tornam esses pequenos muito suscetíveis a ações de autoafirmação, uma delas o uso de substâncias ilícitas. Por isso, enxergar no policial alguém de sua confiança e que quer o seu bem é meio caminho andado para abordar de maneira frança os grandes riscos de se deixar levar pelas drogas.

Parabéns ao PROERD pelo seu 18º aniversário e que este seja apenas mais um de muitos outros anos de sucesso do programa. Boa leitura.

 

Publicado na edição 1122 – 19/07/18

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*