Pesquisar
Close this search box.

Hora-atividade pra valer!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os professores da Docência II começaram nesta segunda-feira, 9 de maio, a mobilização pelo respeito à lei federal 11.728, de 2008.

A lei tem abrangência nacional e prevê que o tempo de hora-atividade deva ser de no mínimo um terço da jornada de trabalho.

Pela manhã, das 9h30min às 11h30min, os professores das séries finais estiveram concentrados na frente da Secretaria da Educação, onde o Sismmar ins­talou uma barraca.

A atividade se repetiu no turno da tarde, quando os professores se reuniram no mesmo local a partir das 15 horas.

A campanha “Hora-atividade pra valer!” foi deflagrada porque a Secretária da Educação Janete Schionteck, não está aceitando organizar a jornada de trabalho dos docentes dos anos finais, de maneira a respeitar a lei nacional. Ou seja 15 aulas em sala e 7 horas-atividade.

Impôs 18 a 20 aulas para alguns profissionais e muitos estão sem turmas. Retirou professores das turmas, dias antes de fechar o trimestre para atuar em projetos que sequer foram organizados ainda. Os alunos estão revoltados. Instalou um verdadeiro caos e desestabilizou escolas, remanejando professores conforme seus interesses.

Na terça-feira da próxima semana, 17 de maio, ocorre a segunda Hora-atividade pra Valer!, deverão ser realizadas plenárias nas escolas, para discutir a questão da hora-atividade com as comunidades escolares.
No dia 18, data da paralisação geral dos servidores, para a retomada das negociações, ocorrerá assembleia. Um item a ser debatido na assembleia será a ampliação da campanha “Hora-atividade para valer!” aos professores da Educação Infantil e dos anos iniciais.

A luta por uma educação de qualidade também passa pelo res­peito à jornada de trabalho dos professores. A administração municipal precisa avançar no respeito à lei do Piso. Muitos municípios menores e mais pobres já deram conta do recado. Aqui não pode continuar assim!