Home / Notícias / Sem categoria / Inclusão – Oportunidade aos portadores de deficiência

Inclusão – Oportunidade aos portadores de deficiência


Programa capacita trabalhadores para as empresas que querem cumprir a lei

O Senai Paraná desenvolve, desde 2002, um programa de capacitação profissional que visa inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Até o ano passado, o Programa Senai de Ações Inclusivas capacitou cerca 1,4 mil pessoas com problemas auditivo, visual, físico, mental e até mesmo com múltiplas deficiências.

“Grande parte dessas pessoas conquista uma vaga no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas estão abrindo suas portas para a contratação de pessoas com deficiência, não só porque é uma exigência legal, mas também porque os empresários estão percebendo a garra e a capacidade produtiva dessas pessoas”, explica Marlete Clara Simões, coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas no Paraná.

De acordo com a Lei 8.213/91, as empresas com mais de 100 empregados são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.

Apesar da obrigação legal trabalhista ainda há uma lacuna considerável a ser preenchida nas empresas paranaenses, que forma um quadro de vagas abertas e deficientes desempregados. Enquanto pessoas com deficiência reclamam da falta de oportunidade no mercado de trabalho, as empresas se queixam que falta qualificação profissional dos deficientes. “E é aí que o Senai atua, oferecendo capacitação profissional às pessoas com deficiência e atendendo à demanda das empresas paranaenses que precisam cumprir a lei”, completa Marlete.

Os cursos são ministrados em todas as unidades do Senai Paraná. Os interessados (empresas e pessoas) podem procurar as unidades do Senai da sua região.

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*