O campo de futebol está recebendo lâmpadas em led, que vão proporcionar. Foto: divulgação

A Prefeitura de Araucária está trabalhando em uma série de obras e melhorias que serão implantadas no jardim Israelense, direcionando investimentos na iluminação pública, saneamento básico e outras áreas. Uma das melhorias abrange o campo de futebol, que é o espaço de lazer e também palco de várias ações sociais que acontecem no bairro. Segundo o presidente da associação de moradores, Allex Santos, o local já teria começado a receber as lâmpadas de led, embora a Prefeitura tenha dito que existe uma solicitação para a equipe técnica verificar a possibilidade de haver um poste com 3 ou 4 luminárias na praça da região, e que as ações de implantação de rede de iluminação dependem de base legal.

O desentupimento de manilhas vai evitar alagamentos na região do jardim Israelense. Foto: divulgação

Outra melhoria seria com relação ao saneamento básico, a partir do desentupimento de manilhas para prevenir problemas com alagamentos. Com relação a esse serviço, a Secretaria Municipal de Obras esclareceu que já fez uma intervenção para desentupir uma tubulação que causava inundações na rua, dificultando o acesso de veículos como ambulâncias, viaturas da Polícia Militar e Guarda Municipal. Mas a Prefeitura adiantou que a comunidade do Israelense poderá receber, em breve, obras mais complexas de saneamento básico e energia elétrica, isso porque existe um parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM), a respeito da implantação desses serviços. As informações são de que, primeiro, será implantada rede de água e, na sequência, a rede de esgoto. Já há um processo interno tramitando na Sanepar para essa autorização, e também já está sendo aberto um processo junto à Copel para que o serviço seja executado.

A comunidade, conforme ilustra Allex, também seria uma base comunitária da Defesa Civil, sendo assim, toda situação de crise que acontece no local, o órgão Civil emite um relatório e envia às secretarias municipais de Ação Social e Obras para que ambas entrem com as providências necessárias. “São muitas melhorias que vão garantir mais segurança e uma melhor qualidade de vida aos moradores”, pontuou o presidente da associação.

Ações sociais

As ações sociais também fazem parte da realidade dos moradores do jardim Israelense. Eles acontecem por meio de parcerias firmadas entre a associação de moradores com a Ceasa, Senai, e outros órgãos. As ações tem beneficiado centenas de famílias em situação de vulnerabilidade e ajudado aquelas que passaram para esta condição em função da pandemia.

“Nossa comunidade tem sido muito bem assistida, temos um grupo de voluntários sempre dispostos a nos ajudar. Todo sábado entregamos verduras e legumes fresquinhos, que vem diretamente da Ceasa, além das cestas básicas. Até agora já entregamos mais de 100 toneladas de alimentos e as ações continuam”, comentou Allex.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: divulgação

Publicado na edição 1221 – 26/07/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.