Jovens poderão participar de mega triagem odontológica

Jovens passam por uma avaliação, depois as fichas são analisadas e, na sequência, são chamados para iniciar o tratamento
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Jovens passam por uma avaliação, depois as fichas são analisadas e, na sequência, são chamados para iniciar o tratamento
Jovens passam por uma avaliação, depois as fichas são analisadas e, na sequência, são chamados para iniciar o tratamento

Na quinta-feira, 28 de abril, no Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem, fará uma mega triagem em Araucária com intuito de selecionar centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. Esta será a primeira triagem aberta à população em geral, as edições anterio­res foram exclusivas a entidades selecionadas. A ação é resultado de uma parceria entre a Oral-B e a Turma do Bem e acontecerá no Centro Dia Idoso, no bairro Fazenda Velha. A Secretaria Municipal de Ação Social e a Corrente Solidária também apoiam a ação.

Todos os jovens com idade entre 11 e 17 anos poderão participar da seleção, desde que estejam acompanhados de um responsá­vel, levem o RG, um comprovante de residência e algum documento que comprove estar matriculado em escola pública.

Saúde bucal

O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma a odontóloga de Araucária e coordenadora regional voluntária da TdB, doutora Karine Gaio.

Segundo ela, a proposta de fazer uma triagem aberta é criar uma fila de espera maior e, com isso, sensibilizar novos profissionais da cidade a fazer parte do Dentista do Bem. “Hoje temos oito dentistas atendendo pelo projeto, mas a meta é ampliar esse número”, disse.

Em Araucária, centenas de crianças e jovens já foram be­neficiados pelo projeto. Uma delas é a jovem Beatriz Amaro de Oliveira, que recebe atendimento gratuito desde 2014. Ela participou de uma das primeiras triagens feitas na cidade a até hoje segue firme com o tratamento. “Quando ficou sabendo do projeto no postinho de saúde que ela frequenta não perdeu tempo e me inscreveu para fazer a triagem. Fui selecionada e comecei a cuidar dos dentes. Fiz restaurações, limpeza, coloquei aparelho e vários outros procedimentos, tudo de graça, sem gastar nenhum centavo. Só tenho elogios a fazer ao projeto e aos profissio­nais que me atenderam até agora”, agradeceu a garota.

Serviço

Mega triagem gratuita do projeto Dentista do Bem na quinta-feira, 28 de abril, no Centro Dia Idoso, que fica na avenida Nossa Senhora dos Remédios, nº 1073, bairro Fazenda Velha. O horário da triagem será das 9h30 às 16h.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE