Lançada licitação para duplicação da rua Nossa Senhora dos Remédios

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Lançada licitação para duplicação da rua Nossa Senhora dos Remédios

Está marcada para o próximo dia 8 de julho a abertura da licitação para escolha da empreiteira que irá pavimentar um novo lote de ruas do bairro Fazenda Velha. Entre as vias contempladas neste pacote está a duplicação de um trecho da nossa Senhora dos Remédios.

Hoje, a rua Nossa Senhora dos Remédios tem pista dupla até o trecho que fica em frente à Escola Municipal Ibraim Mansur. A licitação que será aberta em julho prolongará a segunda pista até o cruzamento com a rua Alfredo Charvet.

Nessa licitação também estão previstas a pavimentação de mais duas vias: a avenida Cezar Hasselmann e a rua Helena Piekarski Pinto. Somados, os três trechos alcançam mais de um quilômetro de extensão e uma área pavimentada de quase 15 mil metros quadrados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o trecho a ser pavimentado da rua Nossa Senhora dos Remédios tem 440 metros. O da avenida Carlos Hasselmann tem outros 455, chegando a 910 metros, já que estamos falando de uma pista dupla. Já o asfaltamento da Helena Pierkasrki compreenderá uma extensão de 300 metros.

O pacote de obras inclui ainda a implantação de uma rotatória no cruzamento das ruas Nossa Senhora dos Remédios com Alfredo Charvet e sequencialmente, a avenida Cesar Hasselmann. Conforme a SMOP, a rótula no local será necessária porque nesse encontro de pistas haverá tráfego em quatro sentidos diferentes.

O edital da licitação prevê que investimento na obra pode chegar até R$ 3,5 milhões, sendo que a empresa que ganhar a empreitada terá até 210 dias para concluir os serviços. Considerando os prazos normais para tramitação da concorrência, a execução dos serviços deve começar no último trimestre deste ano.

Os trabalhos nas três vias incluem terraplenagem, reforço de base e subbase, revestimento asfáltico do tipo concreto betuminoso usinado À quente (CBUQ), meio fio e sarjeta, serviços de urbanização, sinalização de trânsito, iluminação pública, drenagem e ensaios tecnológicos para verificar a qualidade da obra.

Todo o trabalho de fiscalização da pavimentação será feito por técnicos da SMOP, sendo que os moradores da região poderão contatá-los para qualquer tipo de reclamação com relação à execução dos serviços.

Recursos

O investimento na pavimentação dessas ruas do Fazenda Velha utilizará recursos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM), administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU), que estão sendo antecipados à Prefeitura de Araucária pelo Paraná Cidade.

Texto: Waldiclei Barboza

Foto: Marco Charneski

Publicado na edição 1216 – 11/06/2020

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