Home / Notícias / Geral / Lixo em terrenos irrita moradores da rua Gabriel Campanholo

Lixo em terrenos irrita moradores da rua Gabriel Campanholo


Na rua Gabriel Campanholo, bairro Estação, moradores reclamam da quantidade de lixo que existe na via. Segundo eles, os dejetos são jogados em terrenos vazios e eles acreditam que a responsabilidade em fazer a limpeza é da Prefeitura, já que não existem moradores para notificar. “Se pelo menos houver uma fiscalização, as pessoas param de jogar lixo”, comentou um morador. Outro vizinho disse que nem sempre são os moradores do bairro que jogam. “Tem pessoas vêm de longe pra jogar lixo aqui, alguns passam de carro e arremessam as sacolas pela janela, depois saem rapidinho”, reclamou.

Com relação às reclamações, a Prefeitura comentou que o descarte irregular de lixo é crime ambiental, e que a fiscalização é realizada por equipes do Meio Ambiente. Ressaltou, porém, que os moradores podem contribuir com informações que levem à identificação da pessoa responsável. E que também é importante registrar todas as informações via Ouvidoria: [email protected] ou 0800-643-1550. Ainda de acordo com a Prefeitura, o proprietário do terreno é o responsável pela limpeza, conforme previsto no Código de Obras e Posturas do Município. Mas o morador não precisa saber de quem é o terreno para registrar a situação na Ouvidoria.

Se for área particular, a Prefeitura notifica o proprietário. Se for área pública, entra em sua programação de limpeza. Em caso de flagrante, é possível também solicitar a Guarda Municipal pelo telefone 153. Além da coleta de lixo comum e de materiais recicláveis, o município também recolhe materiais volumosos como móveis, pneus, fogão, geladeira, galhos, colchão. Essa coleta é agendada e a equipe de limpeza vai buscar na casa da pessoa. Para agendar, basta telefonar para o (41) 3614-7481 (Secretaria de Meio Ambiente).

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: Marco Charneski

Publicado na edição 1218 – 25/06/2020

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*