Lixo que vira boneca

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

De 10 de outubro a 30 de dezembro, as artistas plásticas Zurita Vieira e Zuzu Gapski farão uma exposição conjunta no Museu Tingui-Cuera, no Parque Cachoeira.

Bonecas – brincando com o lixo apresenta trabalhos feitos pela artista Zurita a partir de bonecas velhas, tecidos, espumas, adereços e outros resíduos sólidos que seriam destinados ao aterro sanitário, mas que foram recolhidos pelo barracão de reciclagem da Prefeitura de Araucária e acabaram virando arte.

“Sou uma artista e necessito de matéria-prima, por isso, quanto mais farta e economicamente acessível melhor. Fico feliz em reutilizar esses materiais e abrir novas possibilidades para os materiais recicláveis”, diz Zurita. Ela conta que escolheu fazer bonecas porque elas encantam a todos. “São eternas, mágicas, fetais, representam o encontro da mulher com a criança, do ser humano consigo mesmo”, explica.

A exposição Remendos mostra fotos de detalhes de costura e bonecas. “A Zuzu acompanha o meu trabalho e as fotos são uma forma própria de ver, sentir e expressar, como se fosse a continuidade do meu trabalho na visão sensível e nas lentes da máquina fotográfica”, explica Zurita.

“Remendar é usar novamente, é demorar mais tempo para algo ir ao lixo, é aumentar a vida útil de um produto, é criar uma roupa nova a partir da velha. Remendar é costume antigo, geralmente quem remendava fazia bonecas de pano que povoaram infâncias”, observa Zuzu.

Compartilhar
PUBLICIDADE